ALMIR NARAYAMOGA SURUÍ

ALMIR NARAYAMOGA SURUÍ

Outro homenageado do festcineamazônia será Almir narayamoga Suruí, cacique de etnia Suruí(paiter) da terra Indígena sete de setembro (Cacoal/RO).Almir e conhecido mundialmente pela sua luta em favor da conservação da floresta amazônica e no resgate cultural indígena.
O cacique tem atuação destacável no combate a exploração ilegal de maderias em áreas de preservação nas terras indígenas, inclusive com denuncias formais junto ao governo federal e órgãos fiscalizadores. O Instituto guerreiro vem de sua origem por pertencer ao clã Gameb (guerreiros). Herdou do pai, Labiway Marimop, o interesse em preservar a cultura de seu povo frente as ameaças da civilização branca.
Em 2005, Almir suruí iniciou um ousado projeto de recuperação de áreas degradadas na área indígena. Priorizou o reflorestamento recuperando áreas antes ocupadas por pastagens e capoeiras formadas a partir dos desmatamentos da exploração ilegal de madeiras.

Você também pode gostar

URSULA DEPEIZA MALONEY

Possui Licenciatura Curta em Comunicação e Expressão pela Universidade Federal do,Rio Grande do Sul (UFRS), Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Orientação Educacional (Rio

ORLANDO SENNA

Um dos precursores do movimento que gerou o Cinema Novo,o Cinema Marginal e a Tropicália será homenageado pela 9ª edição do Festcineamazônia._Orlando Senna, roteirista e co-diretor de “Iracema, Uma Transa

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!