ALMIR NARAYAMOGA SURUÍ

ALMIR NARAYAMOGA SURUÍ

Outro homenageado do festcineamazônia será Almir narayamoga Suruí, cacique de etnia Suruí(paiter) da terra Indígena sete de setembro (Cacoal/RO).Almir e conhecido mundialmente pela sua luta em favor da conservação da floresta amazônica e no resgate cultural indígena.
O cacique tem atuação destacável no combate a exploração ilegal de maderias em áreas de preservação nas terras indígenas, inclusive com denuncias formais junto ao governo federal e órgãos fiscalizadores. O Instituto guerreiro vem de sua origem por pertencer ao clã Gameb (guerreiros). Herdou do pai, Labiway Marimop, o interesse em preservar a cultura de seu povo frente as ameaças da civilização branca.
Em 2005, Almir suruí iniciou um ousado projeto de recuperação de áreas degradadas na área indígena. Priorizou o reflorestamento recuperando áreas antes ocupadas por pastagens e capoeiras formadas a partir dos desmatamentos da exploração ilegal de madeiras.

Você também pode gostar

ORLANDO SENNA

Um dos precursores do movimento que gerou o Cinema Novo,o Cinema Marginal e a Tropicália será homenageado pela 9ª edição do Festcineamazônia._Orlando Senna, roteirista e co-diretor de “Iracema, Uma Transa

URSULA DEPEIZA MALONEY

Possui Licenciatura Curta em Comunicação e Expressão pela Universidade Federal do,Rio Grande do Sul (UFRS), Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Orientação Educacional (Rio

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!