CABO VERDE – ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

CABO VERDE – ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Na última edição do Festcineamazônia em Porto Velho, a surpresa do encerramento foi o show de um cantor até então desconhecido na capital rondoniense- e no Brasil-. Princezito. Aos poucos, o jovem cantor conquistou o público que lotava o Teatro Banzeiros. A surpresa da plateia mostrava o quanto a cultura caboverdiana ainda é desconhecida dos brasileiros. Essa distância cultural começa a ser minimizada com mais uma edição do projeto Festcineamazônia Itinerante a Cabo Verde.

É a terceira vez que Cabo Verde recebe o Festival de Artes Integradas – Festcineamazonia Itinerante. A integração cultural com os países de língua portuguesa é o principal objetivo do projeto. “Intercâmbio permanente é uma necessidade para que especialmente os países africanos que falam a mesma língua possam interagir mais, já que ao total mais de 240 milhões de pessoas falam português no mundo”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.

Serão exibidas sete produções brasileiras, abordando a questão ambiental do planeta. A iniciativa é uma parceria com a Câmara Municipal de Tarrafal, através do vereador da cultura (cargo equivalente a secretário de Cultura) Inácio Borges, e o presidente da Câmara ( o mesmo que prefeito)José Pedro Nunes Soares.

Do lado caboverdiano serão apresentadas atrações como o Palhaço Xclumbumba e a participação especial do cantor Princezito e o Grupo Batuku Delta Cultura. O Batuco é uma manifestação cultural, com raízes africana que terá chegado á Cabo Verde na época da escravatura. É sobretudo praticada por mulheres. Uma cantora descreve acontecimentos quotidianos, mas também se refere à política e à cultura em geral de uma forma divertida ou crítica.O coro imita os versos, e a canção vai-se tornando progressivamente mais intensa, culminando com o Tornu, uma dança muito espectacular que se resume praticamente aos movimentos do quadril, realizada normalmente por uma ou duas dançarinas.

Tarrafal, a mítica cidade situada no extremo norte da ilha de Santiago é conhecida como um dos bastiões do Batuco e Finason.

Já o cantor Princezito, participou da ultima edição do Festival, num show com Eliakin Rufino, numa conexão Amazônia – África. Um DVD está em processo de finalização sobre esse encontro musical.

A programação será toda com entrada livre, iniciando na próxima quinta-feira, 20 de junho, no Mercado de Artesanato e Cultura do Tarrafal.

O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e   apoio local da Câmara Municipal de Tarrafal.

Por Ismael Machado

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM TARRAFAL - CABO VERDE - ÁFRICA
Next FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.

Você também pode gostar

Reencontro sob as bênçãos da Madeira-Mamoré

  Texto: Ismael Machado Fotos: Zeca Ribeiro A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré faz parte das lembranças e sonhos de quase todos os moradores mais antigos de Iata, um pequeno distrito

NOVA CALIFÓRNIA RECEBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Na noite desta segunda-feira, 6/12, centenas de moradores de Nova Califórnia ingressaram no mundo mágico do cinema e do circo. O afluxo de crianças, jovens e adultos à lona montada

FEST CINEAMAZÔNIA CHEGA A CUZCO COM A INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA DE ARTES

A cidade de Cuzco recebe hoje (21/07), a exibição da mostra itinerante do Fest Cineamazônia 2009. O evento será na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional San Antonio Avad. Cuzco