HOMENAGEM E SURPRESA MARCAM O TERCEIRO DIA DO FESTCINEAMAZÔNIA
Cerimônia contou com a presença do secretário do Audiovisual do Minc, Pola Ribeiro
Surpresa, emoção e alegria. A noite de quinta-feira, no Teatro Sesc Esplanada, do segundo dia da mostra competitiva do Festcineamazônia pode ser resumida nessas três palavras.
A surpresa ficou por conta da presença de Pola Ribeiro, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, que aproveitou a breve passagem por Porto Velho, onde participaria do III Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte para prestigiar a mostra competitiva do Cineamazônia. Juntamente com Leopoldo Nunes, que também já fora Secretário do Audiovisual do Minc, Ribeiro subiu ao palco para falar sobre o evento e da importância que o festival tem para a cultura rondoniense.
A noite também teve a participação de alunos da escola municipal Barão de Solimões, que apresentou o curta “Mapinguari Salva a Floresta: Queimadas”, produzido durante o projeto “Animando na Amazônia”, com direção de Chrystiann Ritse.
Logo depois da exibição dos curtas, foram apresentados os filmes que seriam julgados na mostra competitiva desta quinta-feira. O destaque ficou para o documentário, [R]Existo, produção local dirigida por Joesér Alvarez. Em pouco menos de 15 minutos, o documentário fala sobre a última grande inundação do Rio Madeira na capital rondoniense, Porto Velho.
Logo depois foia vez do grande homenageado da noite subir ao palco. Em discurso emocionado e emocionante, o jornalista Euro Tourinho falou sobre sua trajetória e sobre o quão é importante iniciativas como a do Festcineamazônia para Porto Velho.
Para fechar a noite, foi exibido o premiadíssimo documentário “Damas do Samba”, de Susanna Lira, no Mercado Cultural, que fala sobre o papel ativo das mulheres no universo do samba do Rio de Janeiro. O melhor, entretanto, ficou para o final com o grupo de samba formado apenas por mulheres, Pastoras do Asfaltão, fez um show animado e com muita alegria. Foi a primeira apresentação delas como atração principal, que serviu para combinar com o tema, colocando as mulheres como protagonistas, papel muitas vezes negados a elas no universo do samba.
O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Petrobras, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.
Você também pode gostar
Cineamazônia começa nova itinerância por Peru, Acre e distritos de Porto Velho
Em um ano especial, o Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia, chega a sua 15ª edição, e para tanto, tem como uma de suas metas, a compreensão da
“Dedo na ferida”, de Sílvio Tendler, abre a 15ª edição do Cineamazônia
Na vasta filmografia de Sílvio Tendler nunca houve espaço para a neutralidade. Conhecido como o “cineasta dos sonhos interrompidos”, Tendler tem o raro dom de tratar com sensibilidade assuntos sérios
Cineamazônia leva filmes com temas sobre meio ambiente para dentro das para escolas públicas de Porto Velho
Nesta terça-feira (28), crianças e adolescentes de quatro escolas públicas de Porto Velho participarão de uma atividade diferente da sala de aula. O Cineamazônia Itinerante 2016 levará a programação mostrada