Uma só linguagem em Guayaramerin: arte
As ruas movimentadas do comércio de Guayaramerin parecem ter ficado perdidas num tempo que faz falta aos moradores dessa pequena cidade boliviana. A alta do dólar tem afastado os principais compradores, os brasileiros. Poderia ser um cenário triste para a apresentação do Cineamazônia. Mas foi o contrário. A quadra da igreja no bairro 16 de Julio ficou lotada.
Foi a última apresentação do Cineamazônia antes de viajar pelo o rio Guaporé. E a primeira em terras bolivianas desta edição. Por conta disso, os filmes exibidos sofreram mudanças. A prioridade foi dada a curtas em língua espanhola para atender a plateia boliviana.
Com isso os filmes brasileiros cederam espaço. Um dos destaques da noite foi o curta de animação “El color de agua”.
Da mesma forma o espetáculo da Trupe Koskowics sofreu mudanças para atender as características do novo público. Cotonete e Chiquita retiraram alguns esquetes e acrescentaram outros para que os gracejos e piadas tivessem sentido aos bolivianos.
Num portunhol macarrônico que soou engraçado, a dupla de palhaços segurou bem a estreia em solo boliviano. Ao final, houve uma correria de crianças buscando registrar em fotos o encontro das duas culturas diferentes unidas pelo riso.
A despedida do cenário de apresentação sem o Rio Guaporé como destino fez com que toda a equipe se reunisse para uma foto oficial. Os próximos locais de encontro cultural proporcionado pelo Cineamazônia serão em localidades ribeirinhas amazônicas e bolivianas, banhadas pelo rio Guaporé.
Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA.
Você também pode gostar
Animação e cinema chegam a Versalles
Depois do município rondoniense de Costa Marques, Versalhes recebeu a itinerância do Cineamazônia. Localidade boliviana formada por muitas casas com telhado de palha, teve como personagem do projeto Museus Vivos,
REGLAMENTO CINEAMAZÔNIA – 2018
1.- FECHA Y LUGAR Art. 1º – Art. 1º – La Décima Sexta edición del CINEAMAZÔNIA – Festival de Cine Ambiental, será realizadas en la Amazonía Brasileña, durante el período de
Surpresa e vitória para o Cineamazônia
Texto- Ismael Machado Fotos- Zeca Ribeiro Edição- Lui Machado Vitória Laís tem nove anos e dois sonhos. O de deixar os cabelos alourados crescerem como o de Rapunzel- sem alisar-