REGULAMENTO CINEAMAZÔNIA – 2017

1.- DATA E LOCAL

Art. 1º – A Décima Quinta Edição do CINEAMAZÔNIA – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, será realizada na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil, no período de 17 a 21 de outubro de 2017.

2.- DA FINALIDADE

Art. 2º – O CINEAMAZÔNIA tem como finalidade, difundir, divulgar e exibir obras audiovisuais, curtas (até 26 minutos), médias e longas metragens, de ficção, documentário, animação e experimental, produzidas em qualquer parte do mundo, podendo cada participante inscrever até 03 (três) filmes/vídeos, realizados a partir de 2014.

Parágrafo Único: O CINEAMAZONIA esclarece que apesar de estar em evidência a temática ambiental, fomentando discussões e reflexões em torno de causas ambientais, o Festival está aberto para a inscrição de todo e qualquer tema e gênero de produção.

3.- DA INSCRIÇÃO

Art. 3º – Estão aptos a se inscreverem os filmes produzidos em qualquer formato.

Art. 4º – As inscrições estarão abertas no período de 30 de maio a 30 de julho de 2017, visando o processo de pré-seleção para a Mostra Competitiva, através do preenchimento OBRIGATÓRIO, do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO próprio, à disposição dos interessados no site (www.cineamazonia.com).

§ 1ºÉ OBRIGATÓRIO o envio do filme exclusivamente VIA INTERNET e deverá ser realizado através da plataforma: www.wetransfer.com, vimeo, youtube, dropbox. e/ou outra mídia digital similar. O arquivo enviado deverá, necessariamente, estar compactado/zipado.
§ 2º – É obrigatório o envio, através de upload durante o processo de inscrição on-line, de pelo menos uma imagem do filme inscrito, em formato Jpeg (extensão jpg), resolução mínima de 300 dpi, dimensões aproximadas de 15 X 10 cm, RGB, para posterior inclusão no catálogo e divulgação do festival.
§ 3º –  Em nenhuma hipótese serão pagas taxas ou direitos de exibição para os filmes inscritos, selecionados ou convidados para o festival.
§ 4º –  Os filmes narrados em inglês, espanhol e outra língua estrangeira, que contiverem diálogo, narração, cartela ou música deverão ser obrigatoriamente enviados, com legendas em português.

Art. 5º –  Somente serão aceitas inscrições de produções que não tenham sido classificadas em edições anteriores desse festival.

Art. 6º – Todos os participantes receberão certificado de participação.

Art. 7º – Todos os filmes enviados ao CINEAMAZÔNIA comporão seu acervo permanente, podendo ainda, a critério da organização do Festival, serem utilizadas em mostras culturais e ambientais, em atividades itinerantes, em eventos nacionais ou internacionais, sempre sem fins lucrativos, com entrada franca.

4 – DA SELEÇÃO

Art. 8º – Os Produtores/Realizadores das obras selecionadas que concorrerão à Mostra Competitiva do CINEAMAZONIA serão informados do resultado da seleção pela comissão organizadora, e a respectiva seleção, será também divulgada no site www.cineamazonia.com.

Art. 9º – A Coordenação do CINEAMAZÔNIA se reserva ao direito de convidar, diretores e filmes de longa metragem, que possam contribuir para a qualidade do evento e a discussão da questão ambiental.

Art. 10º – A Comissão de Seleção indicada pelos organizadores do CINEAMAZONIA selecionará, dentre as obras inscritas, aquelas que participarão da mostra competitiva tendo total autonomia para desclassificar as mesmas, que segundo seu julgamento, não se enquadrarem nos critérios de seleção do CINEAMAZONIA ou não atenderem às exigências do presente regulamento.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os trabalhos selecionados para a Mostra Competitiva do CINEAMAZÔNIA aceitam integralmente os termos desse Regulamento e não poderão desistir, a qualquer tempo, de sua projeção no respectivo festival.

Art. 11º –  É vedada a participação na Comissão de Pré-Seleção, no Júri Oficial ou nas estruturas de organização do CINEAMAZONIA de pessoas físicas ou jurídicas com qualquer vínculo com produções inscritas no Festival.

5 – DA PREMIAÇÃO

Art. 12º – Todos os participantes (filmes e vídeos) concorrem igualmente ao Troféu Mapinguari, nas seguintes categorias: documentário, animação, ficção e experimental.

Art. 13º – Será constituído um Júri com membros de destacada atuação audiovisual ou ambiental, e que serão coordenados por um presidente, responsável pelas atas de reuniões, sendo as decisões soberanas e irrecorríveis. Os filmes concorrerem aos seguintes prêmios:

Prêmio para Melhor Longa Metragem Documentário – Troféu Mapinguari
Competição para Curta e Média Metragem:
Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário
Prêmio Major Reis: Melhor Animação
Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção
Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental
Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro
Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora
Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia
Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem
Prêmio Melhor Montagem
Prêmio Melhor Direção
Prêmio Melhor Ator
Prêmio Melhor Atriz
Prêmio Thiago de Mello: Júri Popular – Troféu Esperança
Competição de Vídeos Rondonienses:
Prêmio Lídio Sohn – Melhor Produção Rondoniense

§ 1º – Os filmes longas metragens enviados ao CINEAMAZONIA concorrem, tão somente, na categoria de DOCUMENTÁRIO (Melhor Longa Metragem Documentário);
§ 2º – Serão admitidos outros prêmios e menções honrosas oferecidos por instituições nacionais ou internacionais, desde que previamente aprovados pela organização do Festival, sendo a escolha e a entrega dos mesmos de responsabilidade das instituições que os proporem.

6- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 14º – A organização do Festival reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em cinema e televisão, e outros meios de divulgação, de extrato da obra selecionada para efeito de divulgação do Festival.

Art. 15º – A Comissão Organizadora do Festival não se responsabilizará por imagens e/ou músicas de terceiros utilizadas nos trabalhos inscritos, sendo que todo e qualquer ônus por problemas de direitos patrimoniais autorais recairão exclusivamente sobre o produtor/realizador do vídeo.

Art. 16º – As obras participantes poderão ser exibidas, por prazo indeterminado em salas de cinema, com sessões não comerciais, nas atividades culturais promovidas pelo CINEAMAZONIA, incluídas as atividades itinerantes, salvo restrição expressa por seu realizador/produtor.

PARÁGRAFO ÚNICO: A restrição deverá ser encaminhada em formulário próprio à organização do CINEAMAZONIA.

Art. 17º– Ao preencher a ficha de inscrição disponível no site www.cineamazonia.com, esse procedimento vincula os participantes, a concordância a todos os termos do presente Regulamento.

Art. 18º – Os casos omissos a este Regulamento serão analisados pela organização do CINEAMAZONIA.

Art. 19º –  O CINEAMAZÔNIA é festival integrante do Fórum dos Festivais e da rede do Green Film Network.

Você também pode gostar

Veja aqui a programação Cineamazônia Itine...

A primeira etapa itinerante do Festival Cineamazônia 2016 começa nesta quarta-feira e vai até o dia 24 de maio. Durante a itinerância serão projetados curtas metragens e animações produzidos no

Vista Alegre recebe caravana do Cineamazônia...

Logo no dia seguinte, na terça-feira (08), o Cineamazônia Itinerante seguiu para Vista Alegre do Abunã, cidade com pouco mais de 4 mil habitantes e distante 260 quilômetros da Capital,

Cineamazônia inicia itinerância de 20 dias ...

Na quarta-feira (23), o Cineamazônia Itinerante começa sua segunda e etapa do projeto, com a exibição de filmes e apresentações circenses com o palhaço Cloro em 19 localidades no Vale

1 Comment

deixe uma resposta