Regulamento FestCineAmazônia

REGULAMENTO

1.- DATA E LOCAL

Art. 1º – A 12ª Edição do FESTCINEAMAZÔNIA ? Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental se realizará na Cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil no período de 4 a 8 de novembro de 2014.

2.- DA FINALIDADE

Art. 2º – O FESTCINEAMAZÔNIA tem a finalidade de divulgar e exibir obras audiovisuais, curta e média metragens, de ficção, documentários, animações e experimentais, produzidas em qualquer parte do mundo. Cada participante poderá inscrever até 3 filmes/vídeos realizados a partir de 2012.
Parágrafo Único: A comissão de organização esclarece que, apesar de colocar em evidência o tema ambiental e de fomentar a discussão e reflexão sobre as causas ambientais, o festival é aberto para a inscrição de todo e qualquer tema e gênero de produção.

3.- DA INSCRIÇÃO

Art. 3º – Estão aptos a se inscreverem os filmes e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos. Parágrafo Único: Obras com tempo superior a 26 minutos, poderão se inscrever. A critério da comissão organizadora podem ser exibidas nas mostras itinerantes dos bairros e cidades, fora de competição.

Paragrafo Único – Obras com tempo superior a 26 minutos, poderão se inscrever. A critério da comissão organizadora podem ser exibidas nas mostras itinerantes dos bairros e cidades, fora da competição.

Art. 4º – As inscrições estão abertas no período de 15 de julho a 30 de agosto de 2014 através de preenchimento de formulário próprio a disposição dos interessados no site e ainda o envio do seguinte material :

a- Para o processo de pré-seleção, deverá ser enviado PEN-DRIVE com arquivos nos Formatos Mp4, Avi ou H264. O filme pode ser enviado também em DVD, de área livre, ou seja, 0 (all) gravada em DVD vídeo, preferencialmente em sistema NTSC, 16×9 anamórfico, SEM MENU INTERATIVO.
b – O DVD deverá rodar exclusivamente em equipamento de vídeo. Os DVDs que rodem apenas em computadores serão automaticamente desclassificados.
c- É obrigatório o envio, através de upload durante o processo de inscrição on-line,de pelo menos uma imagem do filme inscrito em formato Jpeg (extensão .jpg), resolução mínima de 300 dpi, dimensões aproximadas de 15 X 10 cm, RGB, para posterior inclusão no catálogo e divulgação do festival.
d- Os filmes e vídeos que tenham nacionalidade estrangeira, deverão anexar obrigatoriamente a ficha de inscrição (www.cineamazonia) a lista de diálogo em língua portuguesa.
e- Somente serão aceitas inscrições de produções que não tenham sido inscritas e/ou classificadas em edições anteriores deste festival.
f- Em nenhuma hipótese serão pagos taxas ou direitos de exibição para os filmes inscritos, selecionados ou convidados para o festival.
g- Os filmes narrados em inglês ou espanhol e outras línguas que contiverem diálogo, narração, cartela ou música deverão ser enviados em DVD com legendas em português.
h – Todas as remessas vindas de fora do Brasil deverão estar adequadamente embaladas, contendo em seu exterior a identificação: “NO COMMERCIAL VALUE,FOR CULTURAL PURPOSES ONLY”.
i- Todas os PEN-DRIVES e estojos de DVDs deverão conter etiqueta, indicando o título do trabalho, duração, sistema e região do DVD, nome e endereço do participante. NÃO DEVERÃO SER APLICADAS ETIQUETAS ADESIVAS NA FACE DO DVD.
j Todos os vídeos e filmes deverão ser encaminhados em estojo com capa rígida devidamente embalados.
l- Todos os participantes receberão certificado de participação.

Art. 6º Para confirmação da inscrição é indispensável o envio do material acima especificado, para que os filmes e vídeos constem no catálogo do Festival. A data final para a postagem é 30 de agosto de 2014.

ENDEREÇO PARA ENVIO:

FESTCINEAMAZONIA Rua: Paraguai, 320 Morada do Sol 2 Bairro Flodoaldo Pontes Pinto CEP: 76820-404 – Porto Velho / RO – Brasil

4 – DA SELEÇÃO

Art. 7º – Os filmes e vídeos inscritos não serão devolvidos, as mídias serão arquivadas no acervo do FESTCINEAMAZONIA para posterior doação à entidades ligadas com a temática ambiental.
§ 1º – As fitas Mini DV, DVD´s, CD?s e VHS do acervo do FESTCINEAMAZÔNIA poderão, a critério dos organizadores, ser utilizadas em mostras culturais e ambientais, em eventos nacionais ou internacionais, sempre sem fins lucrativos, com entrada franca.
§ 2º – Os filmes/vídeos selecionados para a Mostra Competitiva deverão encaminhar ao Fest Cineamazônia até 15 (quinze) dias após a divulgação do resultado pelo site www.cineamazonia.com, obrigatoriamente PEN-DRIVE com arquivos nos Formatos Mp4, Avi ou H264. DVD em DADOS H264, ou BLU RAY.
§ 3º – O NÃO envio da mídia acima indicada, no prazo estipulado, implica na desclassificação do trabalho.

Art. 8º – Os Produtores/Realizadores das obras serão informados do resultado da seleção pela comissão organizadora e divulgados no site: www.cineamazonia.com.

Art. 9º – A Coordenação do FESTCINE AMAZÔNIA se reserva ao direito de convidar, diretores e filmes de longa metragem, que possam contribuir para a qualidade do evento e a discussão da questão ambiental.

Art. 10 – A Comissão de Seleção indicada pelos organizadores selecionará, dentre as obras inscritas, aquelas que participarão da mostra competitiva tendo total autonomia para desclassificar as obras que, segundo seu julgamento, não se enquadrarem nos critérios de seleção do FESTCINEAMAZONIA ou não atenderem às exigências do presente regulamento.
Parágrafo Único: É vedada a participação na Comissão de Pré-Seleção, no Júri Oficial ou nas estruturas de organização do FEST CINEAMAZONIA de pessoas físicas ou jurídicas com qualquer vínculo com produções inscritas no Festival.

5 – DA PREMIAÇÃO

Art. 11 – Todos os participantes (filmes e vídeos) concorrem igualmente ao Troféu Mapinguari.

Art. 12 – Será constituído um Júri com membros de destacada atuação audiovisual ou ambiental, e que serão coordenados por um presidente, responsável pelas atas de reuniões, sendo as decisões soberanas e irrecorríveis.

Prêmio para Melhor Filme ou Vídeo – 1 câmera de vídeo Digital
Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário
Prêmio Major Reis: Melhor Animação
Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção
Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental
Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro
Prêmio Marina Silva: Melhor Montagem
Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora
Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia
Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem
Prêmio Melhor Direção Prêmio Melhor Ator
Prêmio Melhor Atriz
Júri Popular:
Prêmio Thiago de Mello ? Troféu Esperança
Competição de Vídeos Rondonienses:
Prêmio Lídio Sohn – Melhor Produção Rondoniense
Categoria de Vídeo Reportagem Ambiental:
Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense
Melhor Reportagem Ambiental Nacional

Parágrafo Primeiro: Serão admitidos outros prêmios e menções honrosas oferecidos por instituições nacionais ou internacionais desde que previamente aprovados pela organização do evento sendo a escolha e a entrega dos mesmos de responsabilidade das instituições que os proporem.

6- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 13 – A organização do Festival reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em cinema e televisão, e outros meios de divulgação, de extrato da obra selecionada para efeito de divulgação do evento.

Art. 14 – A Comissão Organizadora do evento não se responsabilizará por imagens e/ou músicas de terceiros utilizadas nos trabalhos inscritos, sendo que todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o produtor/realizador do vídeo.

Art. 15 – As obras participantes poderão ser exibidas, por prazo indeterminado em salas de cinema, com sessões não comerciais, nas atividades culturais promovidas pelo FESTCINEAMAZONIA, incluídas as atividades itinerantes,salvo restrição expressa por seu realizador/produtor.
Parágrafo Único: A restrição deverá ser colocada em formulário próprio enviado a organização do FESTCINEAMAZONIA.

Art. 16 – É obrigatório o preenchimento, impressão e assinatura da ficha de inscrição disponível no site www.cineamazonia.com, este procedimento vincula o participante a aceitação deste regulamento.

Art. 17 – Os casos omissos a este Regulamento serão analisados pela organização do FESTCINEAMAZONIA.