CINEMA NA FLORESTA
A comunidade Rio Pardo, localizada dentro da Floresta Nacional Bom Futuro, recebeu a itinerância do FestCineAmazonia – Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo Ambiental, nesta sexta-feira, 16 de dezembro. Mesmo com a chuva fina ao longo da noite, a atração cultural, inédita aqui, movimentou a população local.
O pequeno vilarejo não tem luz elétrica, apenas gerador, e é bastante desassistido – escola e posto de saúde estão sendo construídos agora. Em razão da distância da sede do município de Porto Velho, quase 200 quilômetros, sendo grande parte percorrida em estrada de terra, a novidade chamou a atenção e foi anunciada ao longo do dia no alto falante local. A chuva não intimidou os comunitários, que vieram conferir a programação de cinema e a apresentação do palhaço Sorriso.
Juliano, 19 anos, nunca foi ao cinema, e veio conferir a atração junto de seu sobrinho, Maiquel, 6 anos, que pela primeira vez na sua vida viu um palhaço ao vivo. “Gostei sim”, ele disse, meio intimidade com a novidade, mas sorridente e participativo. Eram dezenas de crianças presentes, e Rosilene, 8, e Maria Milena, 7, também vieram ver um palhaço pela primeira vez, acompanhadas do pai Gilson, que queria assistir aos filmes na telona.
Esta é a segunda de oito apresentações do FestCineAmazonia Itinerante ao longo da semana do 15 ao 22 de dezembro, por distritos de Porto Velho.
O Festcineamazônia® Itinerante tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, Prefeitura do Municipio de Porto Velho através da SEMED e Fundação Iaripuna, Governo do Estado de Rondonia – SECEL e SEDUC.
Você também pode gostar
Cineamazônia inicia itinerância de 20 dias pelo Rio Guaporé
Na quarta-feira (23), o Cineamazônia Itinerante começa sua segunda e etapa do projeto, com a exibição de filmes e apresentações circenses com o palhaço Cloro em 19 localidades no Vale
FESTCINEAMAZÔNIA: CARAVANA CHEGA À TERRA DE CHICO MENDES
Xapuri-AC é mais uma das cidades a receber as atrações do festival intinerante Humor não tem língua ou nacionalidade. Consciência política e ambiental também não. A reflexão pode ser feita
SURPRESA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA
Thiago dos Santos Flores abandonou por alguns momentos o barco Dourado, onde mora com a família. Aos nove anos o que o menino queria era entender o funcionamento da filmadora