FEST CINEAMAZÔNIA ENCERRA CARAVANA DA MOSTRA ITINERANTE
A produção do Fest Cineamazônia realizou de maio a julho, a mostra itinerante 2009, levando cinema e vídeo ambiental para comunidades sem salas de cinema. O projeto também incluiu a integração Latinoamericana através da arte. Foram percorridos localidades e municípios de Rondônia e Acre amazonas.. (Brasil), Beni e Pando (Bolívia), e Madre de Dios e Cuzco (Peru). Artistas convidados participaram da caravana. Tirar esse trecho brasileiras também receberão as exibições da mostra.
A última etapa realizada com a caravana encerrou nesta semana, no Peru, com exibições em Iñapari e Porto Maldonado, na Amazônia Peruana, e, Marcapata e Cuzco, na região da Cordilheira dos Andes. Para chegar a essas cidades, o Fest Cineamazônia percorreu uma das estradas mais perigosas do mundo, a Interoceânica Sul, que liga o Brasil ao Pacífico, passando pelas montanhas andinas.
Por onde passou, a caravana do cinema levou atrações circenses com o ator Marcos Eldóm, que interpreta o palhaço Bob. Artistas locais também participaram da integração, fazendo suas apresentações antes das exibições dos filmes.
Durante as viagens da mostra itinerante, o Fest Cineamazônia registrou o cotidiano das comunidades e cidades para produção de filmes de curta-metragem. Na produção Latinoamericana, o protagonista do filme é o cantor portovelhense Bado, que gravou trechos com artistas peruanos.
A mostra itinerante passou por distritos, comunidades tradicionais e cidades da região de Ponta Abunã, Vale do Jamari, Bolívia, Baixo Rio Madeira, Acre e Peru. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a mostra itinerante nesses últimos três meses.
Já estão abertas as inscrições para o festival deste ano, que será realizado em novembro, em Porto Velho. Produções do Brasil e de outros países estarão participando da mostra competitiva. As informações para participar do Fest Cineamazônia estão disponíveis no sitio www.cineamazonia.com.
O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores: Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES/SEMED, senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.
Você também pode gostar
FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE MUDA ROTINA DE UNIÃO BANDEIRANTES
A chuva ameaçou, mas não tirou o ânimo e nem a vontade dos moradores do distrito de União Bandeirantes, aproximadamente 160 quilômetros de Porto Velho, de assistir as apresentações de
AWARA NANE PUTANE, FILME PRODUZIDO NO ACRE, SERÁ EXIBIDO EM XAPURI-ACRE.
O curta-metragem “Awara Nane Putane – Uma história do cipó”, dirigido pelo cineasta Sérgio de Carvalho, foi selecionado para a mostra competitiva do sexto Los Angeles Brazilian Film Festival (Labrff),
FESTCINEAMAZÔNIA LEVA MUITA CULTURA AOS DISTRITOS DE PORTO VELHO
A caravana do festival pega a estrada novamente para mais uma noite de apresentações, desta vez o nosso destino foi o distrito de Jaci-Paraná, situado as margens da BR 364