FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2013 EM ÉVORA – PORTUGAL

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2013 EM ÉVORA – PORTUGAL

Pela quarta vez a Europa recebe o Festcineamazônia, dessa vez como integrante também do Festival de Artes Integradas.  O local escolhido é a cidade de Évora, considerada desde 1986, como patrimônio cultural da humanidade. A exibição será na Praça do Sertório, com entrada livre. A programação inclui filmes brasileiros e portugueses.

Além da exibição de filmes, a programação conta ainda com a poesia de José Luís Peixoto, um dos grandes nomes da literatura contemporânea portuguesa. Traduzido em diversos idiomas, Peixoto recebeu em 2001, o Prêmio Literário José Saramago com o romance ‘Nenhum Olhar,’ incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007. Em 2008, recebeu o Prêmio de Poesia Daniel Faria com o livro ‘Gaveta de Papéis’.
Peixoto dividirá atenções também com o músico António José Bexiga, guitarrista da bandan Uxucalhos,  ele irá tocar Viola Campaniça, a antepassada da viola caipira, em que é um dos grandes especialistas.
Contemplando o circo, o palhaço Oli, criação do ator Rui Ferreira. Especialista em animação circense e teatro de rua, Ferreira é um dos fundadores da Companhia Gazua Teatro de Rua. Domina diversas técnicas de malabares, balonismo, andas, monociclo e fogo.
O Festcineamazônia é o único festival da região norte do Brasil dedicado à questão ambiental. Além do evento anual realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o Festcineamazônia também possui uma etapa itinerante, que percorre capitais amazônicas, Peru, Bolívia, Portugal, Cabo Verde e África Caboverdiana.
Este ano o Festcineamazônia Itinerante incorporou-se ao Festival de Artes Integradas. O projeto percorrerá cinco países e contemplará mais de 20 cidades com cinema, circo e música, mantendo o foco inicial de sempre estar em comunidades que não tem acessos a bens culturais. “Nesses locais a presença do Festcineamazonia Itinerante sempre é aguardada, onde a arte circense, do cinema, é sempre novidade”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.
Uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na produção, desde a parte de comunicação/divulgação, produção local até os trabalhos burocráticos envolvendo governos e instituições culturais de outros países. “A experiência adquirida nos outros anos foi fundamental para que o projeto se solidifique cada vez mais junto as comunidades, aos patrocinadores e poder público”, diz Costa.
A produção local é do FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens, Cineclube da Universidade de Évora, Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, através do cineclubista João Macedo.
O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, Fundação INATEL, Universidade de Évora, Museu de Évora e Câmara Municipal de Évora.
Por Ismael Machado
Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É ATRAÇÃO NO BAIXO RIO MADEIRA
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE - PORTUGAL / COIMBRA

Você também pode gostar

FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS- FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA A COBIJA- BOLÍVIA DUAS NOITES DE ATRAÇÕES.

A última parada nesta etapa do Festival de Artes Integradas- Festcineamazonia Itinerante foi  em Cobija-Bolívia. Cidade boliviana que faz fronteira com o Brasil recebeu a caravana do Festival durante dois dias,

Comunidade Quilombola Santo Antônio Recebe Itinerância

Local cuja presença do Cineamazônia Itinerante também recebeu uma acolhida calorosa foi a comunidade quilombola de Santo Antonio.  Um dos líderes da comunidade, Roberto Lopes, 37 anos, destacou a importância

FEST CINEAMAZÔNIA ITINERANTE SEGUE PARA MACAPÁ

A próxima exibição do Fest Cineamazônia Itinerante 2010 será em Macapá, capital do Amapá. O evento será no Salão de Atos da Faculdade SEAMA, a partir das 15 horas, no