FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM PORTUGAL

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM PORTUGAL

Festival de cinema e vídeo documental da Amazônia abre ciclo de debates em Coimbra, Portugal

Das margens do Madeira, para a beira do rio Mondego. O Festcineamazônia itinerante começou sua volta por países da língua portuguesa em Coimbra, Portugal, entre os dias 25 e 26 de março. O festival exibiu 15 documentários sobre diferentes questões, mas todos ligadosao tema central: a Amazônia. No palco do belo teatro da cerda de São Bernardo, vieram moradores, estudantes e professores.

Na abertura das sessões de cada um dos dois dias do festival, o cantor e poeta Eliakin Araújo apresentou um show de música e leitura de poesias, também com a temática ambiental e a Amazônia, sua terra natal. No dia 26, Araújo, que é professor da Universidade de Roraima foi recebido por uma dezena de alunos de Roraima, seu estado, na plateia, que vieram ouvir as músicas do “Roraimera”, movimento artístico do estado. Em homenagem, cantou uma música sobre a farinha de mandioca, que todos que vivem longe do Brasil sentem falta.

A semana, como um todo, foi movimentada em Coimbra, sede da mais respeitada universidade de língua portuguesa, e uma das mais antigas do mundo. O Festcineamazônia serviu para aquecer um intenso debate que se seguiu no colóquio As Lutas Pela Amazónia no Início do Milénio | Colóquio Internacional, presidido por Boaventura de Sousa Santos, um dos mais importantes intelectuais da atualidade. Na abertura do evento, Fernanda Kopanakis, uma das organizadoras do Festcineamazônia, disse que “o documentário pode contribuir para o debate sobre a Amazônia, aproximando o público da realidade da vida na floresta”. Presente na mesa, Santos colocou que a academia, ao memso tempo, deve estar preparada para se abrir para um público maior.

“Os filmes apresentados abordam temas que também discutem as Lutas Pela Amazônia”, explicou Kopanakis. Questões sobre a violência, como Toxci: Amazon, de Bernardo Loyola e Felipe Milanez, sobre o assassinato do casal de ambientalistas, Zé Cláudio e Maria, ano passado, no Pará, e Corumbiara, um clássico de Vicent Carelli sobre o genocídio de índios em Rondônia, foram apresentados, assim como Soldados da Borracha, sobre os trabalhadores nos seringais, e Piaraçu, sobre a polêmica barragem de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu. Felipe Milanez veio a Coimbra, convidado pelo festival e pela Universidade, para falar na abertura do filme e participar de um debate com o público.

Essa é a terceira vez que o Festcineamazônia se apresenta em Portugal. Nas outras duas ocasiões, uma em évora, outra, em Coimbra, também trouxe o tema da Amazônia para o debate. O festival segue para Cabo Verde, onde realiza novas sessões de filmes documentais sobre a Amazônia, também acompanhados do poeta e cantor Eliakin Araújo.

O Festcineamazonia Itinerante 2012 tem o patrocinio do BNDES, Governo Federal através da lei Rouanet, Ministerio da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Universidade de Coimbra e CES – Centro de Estudos Sociais.

Previous ACRE RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2012
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE SUBINDO O RIO GUAPORÉ CHEGA A PORTO ROLIM DE MOURA

Você também pode gostar

ENCERRAMENTO DA ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZÔNIA

Chegou ao fim a itinerância do quarto Festcineamazonia, em Nova Califórnia, último distrito do município de Porto Velho em direção ao Acre. Após oito dias de estrada e sete apresentações,

RORAIMA RECEBE FEST CINEAMAZÔNIA

Nesta quinta-feira (11/03/10) é a vez de Boa Vista, capital de Roraima, receber o Fest Cineamazônia Itinerante 2010. A projeção será no Auditório do Centro de Ciências Administrativas e Jurídicas

PUERTO MALDONADO FOI A ULTIMA CIDADE PERUANA A RECEBER O FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, NESTA ETAPA DA ITINERÂNCIA

Pelo 5º ano consecutivo a cidade de Puerto  Maldonado recebe a caravana do Festival de Artes Integradas- o Festcineamazonia Itinerante,e mais uma vez a integração cultural com os povos latino