FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

O cinema vai chegar aos distritos de Porto Velho! A partir desta segunda-feira (19) o Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante vai levar cinema e video ambiental para as comunidades de 13 distritos da capital de Rondônia. Uma forma gratuita de integração cultural através do cinema aos moradores de localidades distantes e ribeirinhas. Além de filmes e vídeos, o Festcineamazônia leva ainda atrações circenses. A expectativa é que aproximadamente cinco mil pessoas participem das exibições itinerantes.

A caravana do Festcineamazônia, com cinco veículos e 25 profissionais envolvidos, exibirá filmes na comunidade de Rio Pardo (19/11), nos distritos de Jaci Paraná (20/11), Nova Mutum Paraná (21/11), União Bandeirantes (22/11), Abunã (23/11), Fortaleza do Abunã (24/11), Vista Alegre (25/11), Extrema (26/11), Nova Califórnia (27/11), São Carlos (6/12), Nazaré (7/12), Demarcação (8/12) e Calama (9/12).
6570622923_f79ab7ec2a_z
Neste ano o fotógrafo profissional e documentarista Marcos Santilli, acompanhará o festival itinerante nos distritos.As fotografias de Marcos Santilli tiveram centenas de publicações brasileiras e estrangeiras. Santilli realizou um grande trabalho fotográfico em Rondônia.  O Festcineamazônia, um dos maiores projetos culturais da região Norte, existe há 10 anos em Porto Velho e cinco anos de forma itinerante continuada levando cinema para regiões amazônicas e comunidades da língua portuguesa.

O festival faz parte da Rede de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Por RAFAEL ABREU

Créditos das fotos: Avener Prado/Festcineamazônia

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É DOCUMENTADO POR UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA HISTÓRIA DE RO
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM TARRAFAL - CABO VERDE - ÁFRICA

Você também pode gostar

NOVA CALIFÓRNIA RECEBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Na noite desta segunda-feira, 6/12, centenas de moradores de Nova Califórnia ingressaram no mundo mágico do cinema e do circo. O afluxo de crianças, jovens e adultos à lona montada

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 200 PESSOAS EM CAPIXABA

Cidade acreana recebe pela primeira vez o projeto brasileiro. Por Sergio Carvalho foto de Jurandir Costa   No dia da independência do Brasil foi a vez do município acreano de

Cineamazônia é sucesso de público em Guajará-Mirim

A segunda noite de atividades de exibição de produções cinematográficas e de apresentação circense do palhaço Cloro foi especial em Guajará-Mirim. Centenas de pessoas compareceram ao pátio da paróquia Nossa