FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ-MIRIM

FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ-MIRIM

Uma verdadeira multidão veio assistir as exibições de filmes e a apresentação do Palhaço XUXU na Praça dos Pioneiros, centro de Guajará Mirim – BR, na noite de 22/06. Crianças, jovens e adultos da cidade e de outras localidades da região lotaram a praça. Pouco antes de começar as exibições foram chegando as diversas caravanas de estudantes e professores,  em ônibus lotados vindas de distritos distantes e outras das escolas mais próximas  caminhando pelas ruas da cidade.

 

Com a presença do secretário de cultura e turismo de Guajará Mirim, Sr, Diego Orsini, do professor Charleston da Escola Maria Celeste, e os coordenadores do festival Fernanda  Kopanakis e Jurandir Costa, foi iniciada a quinta exibição do Festcineamazônia na cidade.

Para o secretário Diego Orsini, esta ação cultural promovida pelo festival, tem um grande alcance social, uma vez que atinge uma população  que por razões geográficas, não  teriam acesso às essas manifestações.  O professor Charleston registra que a escola viveu os últimos dias “por conta da exibição do Festcineamazonia”. Para Fernanda Kopanakis, salientou que no momento que se realiza a RIO + 20, o festival trás para as praças de comunidades distantes, como Guajará Mirim, as mensagens de humanização do planeta. Jurandir Costa mostrou a abrangência do festival que percorre vários países da América Latina, Portugal e áfrica.

Três filmes foram exibidos nesta noite, a animação “O Mapinguari” de Marcos Magalhães e Guy Charnaux”, “A Ferrovia do Diabo” do diretor dinamarquês Simon Plunn, produzido no Brasil or Bill Fogtman  e o outro foi “ The Boléia” do cineasta português Ricardo Almeida que  falou de seu filme. Ricardo Almeida  está fazendo um documentário da itinerancia pelo Vale do Guaporé. O filme de Bill Fotman preenche às comemorações pelo centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, celebrado este ano.

O circo se fez presente com a apresentação do Palhaço XUXU, que empolgou a criançada e levou aos mais velhos suas mensagens de amor a vida, personagem vivido pelo consagrado ator Luiz Carlos Vasconcelos.

Foto: Avener Prado / FESTCINEAMAZONIA

Foto: Avener Prado / FESTCINEAMAZONIA

O Festcineamazônia Itinerante segue hoje (23/06) para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.

 

Por Zola Xavier

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EMOCIONA PÚBLICO NA BOLÍVIA
Next ATOR DA REDE GLOBO JUNTO COM O FESTCINEAMAZÔNIA NO GUAPORÉ

Você também pode gostar

FEST CINEAMAZÔNIA CHEGA A CUZCO COM A INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA DE ARTES

A cidade de Cuzco recebe hoje (21/07), a exibição da mostra itinerante do Fest Cineamazônia 2009. O evento será na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional San Antonio Avad. Cuzco

FESTCINEAMAZÔNIA PASSA A FAZER PARTE DA ORGANIZAÇÃO GREEN FILM NETWORK (GFN), A REDE CINEMATOGRÁFICA COM OS FESTIVAIS AMBIENTAIS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO.

er o único festival ambiental da Amazônia, com uma trajetória de amadurecimento e ter uma história recente positiva de integração cultural na América do Sul e outros países de língua

Poesia pisando no real

Realizadores discutem poesia no Cineamazônia Atitude. Generosidade. Fim da intolerância racial. Além da poesia, cada vez mais necessária, são de coisas assim que o mundo precisa. Foi o que defenderam