FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ-MIRIM
Uma verdadeira multidão veio assistir as exibições de filmes e a apresentação do Palhaço XUXU na Praça dos Pioneiros, centro de Guajará Mirim – BR, na noite de 22/06. Crianças, jovens e adultos da cidade e de outras localidades da região lotaram a praça. Pouco antes de começar as exibições foram chegando as diversas caravanas de estudantes e professores, em ônibus lotados vindas de distritos distantes e outras das escolas mais próximas caminhando pelas ruas da cidade.
Com a presença do secretário de cultura e turismo de Guajará Mirim, Sr, Diego Orsini, do professor Charleston da Escola Maria Celeste, e os coordenadores do festival Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa, foi iniciada a quinta exibição do Festcineamazônia na cidade.
Para o secretário Diego Orsini, esta ação cultural promovida pelo festival, tem um grande alcance social, uma vez que atinge uma população que por razões geográficas, não teriam acesso às essas manifestações. O professor Charleston registra que a escola viveu os últimos dias “por conta da exibição do Festcineamazonia”. Para Fernanda Kopanakis, salientou que no momento que se realiza a RIO + 20, o festival trás para as praças de comunidades distantes, como Guajará Mirim, as mensagens de humanização do planeta. Jurandir Costa mostrou a abrangência do festival que percorre vários países da América Latina, Portugal e áfrica.
Três filmes foram exibidos nesta noite, a animação “O Mapinguari” de Marcos Magalhães e Guy Charnaux”, “A Ferrovia do Diabo” do diretor dinamarquês Simon Plunn, produzido no Brasil or Bill Fogtman e o outro foi “ The Boléia” do cineasta português Ricardo Almeida que falou de seu filme. Ricardo Almeida está fazendo um documentário da itinerancia pelo Vale do Guaporé. O filme de Bill Fotman preenche às comemorações pelo centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, celebrado este ano.
O circo se fez presente com a apresentação do Palhaço XUXU, que empolgou a criançada e levou aos mais velhos suas mensagens de amor a vida, personagem vivido pelo consagrado ator Luiz Carlos Vasconcelos.

Foto: Avener Prado / FESTCINEAMAZONIA
O Festcineamazônia Itinerante segue hoje (23/06) para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.
Por Zola Xavier
Você também pode gostar
FESTCINEAMAZONIA LEVA NOITE DE FILMES E ARTE À COMUNIDADE DE SURPRESA.
A quarta para do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé foi na comunidade de Surpresa, na terça, 07. Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews A quarta para
Cineamazônia Itinerante faz exibição de filmes às escuras em Rio Pardo
Após percorrer 105 quilômetros que separam Jacy-Paraná de Rio Pardo, a caravana do Cineamazônia Itinerante chegou no início da tarde do domingo (13), ao distrito de Rio Pardo, que pertence
CABO VERDE RECEBE FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA E VÍDEO
O Fest Cineamazônia está na cidade de Praia, capital da República de Cabo Verde, na áfrica, com mais uma exibição pela mostra itinerante internacional. Na programação serão exibidos filmes e