FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA EM SURPRESA, NO VALE DO GUAPORÉ

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA EM SURPRESA, NO VALE DO GUAPORÉ

A comunidade fica na fronteira do Brasil com a Bolívia

Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros

O Festcineamazônia Itinerante no último dia 11 de agosto chegou até a comunidade “Surpresa”, ao lado da aldeia “Sagarana”, nas margens brasileiras do Rio Guaporé.

Cercada por uma serra, repleta de ipês amarelos, que colorem o intenso verde e marrom, pois durante o verão, estas são as cores que predominam na paisagem, a pequena Surpresa, vilarejo de pelo menos 200 famílias, parece ainda se recuperar da alagação, que encobriu quase toda a cidade no começo do ano. A marca da água ainda é visível nas paredes.

“Aqui mesmo, neste terreiro, apareceu um guará fugindo das águas. Também cutia e paca. Tudo que era espécie de bicho. Foi cheia monstra, que desde que me entendo por gente, nunca tinha visto igual. Olha que eu achava que conhecia a força do Guaporé” desabafa senhor Marcio, morador antigo do lugar.

A estrutura para a apresentação foi montada em um grande terreno no centro da comunidade. Mais uma vez, foi um sucesso. Se não toda, pelo menos, a maior parte da comunidade marcou presença, contou-se com um público de mais 300 pessoas, somando os indígenas, que vieram da vizinha aldeia Sagarana de barco, somente para ver os filmes. Rodolfo Minari e o seu violãozinho, com as crianças cantando em coro a sua música “Festa dos Bichos”, o palhaço Titetê colocando todos para lançarem balões coloridos no ar e, depois, foi a vez dos filmes prenderem a atenção do público.

“Pensei que iria morrer sem ir no cinema” – confidenciou uma senhora, devia ter seus 70 anos, talvez fosse mais nova e as rugas de sol enganavam. Quando perguntei-lhe o nome, ela apenas sorriu e me repreendeu em seguida: “Moço, fica em silêncio que eu tô vendo filme.”

O encerramento do Festicineamazônia Itinerante desta primeira etapa pelo vale do Guaporé será no dia 25 de agosto em Pimenteiras, para no início de setembro começarem o trajeto da Estrada do Pacífico, passando por cidades amazonense, acreanas, bolivianas e peruanas, na tríplice fronteira do Acre.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE INICIA SUAS APRESENTAÇÕES NO VALE DO GUAPORÉ
Next FORTE PRÍNCIPE RECEBE O FESTICINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Você também pode gostar

Cineamazônia Itinerante começa atividades na Resex Rio Ouro Preto

A noite da quarta-feira (23) foi bastante especial para o Cineamazônia Itinerante: o projeto iniciou suas atividades no espaço comunitário da Resex Rio Ouro Preto, que fica a 50 quilômetros

CUSCO E PISAC RECEBEM O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

A segunda apresentação do FestCineamazônia Itinerante em terras peruanas aconteceu na noite de quarta-feira (7) em Cusco, cidade com cerca de 500 mil habitantes, localizada na região mais andina  do

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE INICIA SUAS APRESENTAÇÕES NO VALE DO GUAPORÉ

Bolívia e Brasil integrados através do Cinema, Circo e Música Por Sérgio Carvalho Foto de Marcelo Câmera   Com a missão de levar o cinema e outras expressões artísticas, como