MISTICISMO, CINEMA E MÚSICA

MISTICISMO, CINEMA E MÚSICA

Arca de Pacahuara recebe o Festcineamazônia Itinerante

Por Sérgio Carvalho Foto de Fernanda Kopanakis


 

A comunidade rural de Arca de Pacahuara, localizada no município de Ibéria, departamento de Madre de Dios, no Peru, cerca de 70 kms da fronteira com o Brasil, recebeu com entusiasmo o Festcine Amazônia Itenerante, no último dia 09 de agosto.

Os moradores de Arca de Pacahuara pertencem a uma religião denominada Associação Evangélica da Missão Israelita do Novo Pacto Universal, ou simplesmente “Israelita”. Vivem como no antigo testamento, as mulheres usam longos véus e túnicas e os homens deixam cabelos e barbar cumpridos. O lugar parece perdido no tempo.

Porém, mesmo com a rigidez religiosa, a comunidade é muito acolhedora. Gente humilde que tira o sustento do campo, a maioria migrantes dos Andes, da região de Cusco, e que acreditam que a Amazônia é a terra prometida.

As 18h todos param seus serviços, é a hora sagrada da comunidade. Um cântico em quéchua e espanhol, espécie de ladainha, é cantado de dentro de uma casa e o som projetado em todo o lugar por meio de improvisadas caixas de som.

Centenas de animais doméstico de todos os tipos perambulam pelo vilarejo: porcos, galinhas, cães, ovelhas. A relação que a comunidade tem com a natureza é muito forte, nas casas e estabelecimentos comerciais é comum ver placas feitas à mão com dizeres pró alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente.

A apresentação do Festcinemazônia Itinerante ocorreu no pátio da escola do lugar, mais de 250 pessoas, entre crianças e adultos foram prestigiar o evento, encantando-se com a música de Rodolfo Minari e as estripulias dos palhaços peruanos Plumita e Figurita.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE - ROMPENDO FRONTEIRAS
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM IÑAPARI NO PERU

Você também pode gostar

ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZÔNIA NO VALE DO GUAPORÉ CHEGA AO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA

Às margens do Rio Guaporé, o Forte Príncipe da Beira é um marco do Brasil Colônia na fronteira com a Bolívia. Obra iniciada em 1776 contou com a mão de

FESTCINEAMAZONIA APORTA EM BUENA VISTA- BOLÍVIA

Buena Vista é uma localidade peculiar. Fica em frente ao rio Guaporé, com uma pequena praia a receber as centenas de visitantes diários. O atrativo são as lojas de materiais

FESTCINEAMAZÔNIA: NOITE DE CASA CHEIA EM ASSIS BRASIL-AC

Moradores lotam a praça principal para assistis às atrações da caravana Por Texto Lui Machado e foto Talita Oliveira   “Qual é a programação de hoje?”. Essa era a pergunta