ESCOLA MARECHAL RONDON, NO ABUNÃ, DIVERTE-SE COM O FESTCINEAMAZONIA

ESCOLA MARECHAL RONDON, NO ABUNÃ, DIVERTE-SE COM O FESTCINEAMAZONIA

O distrito integra o município de Porto Velho

Por Sérgio Carvalho com Fotos de Talita Oliveira


 

O distrito de Abunã, que pertence ao município de Porto Velho, capital de Rondônia, cortado pela BR 364 e nas margens do Rio Madeira, recebeu a programação lúdica de circo e cinema do FESTCINEMAZONIA ITINERANTE 2015, na última sexta-feira, 29 de maio.

Com a quadra da escola Marechal Rondon lotada por um público receptivo, sobretudo de alunos e seus familiares, a sessão contou por volta de 200 pessoas. Após os curtas metragens, a palhaça Tetéia, personagem da atriz e diretora Suely Rodrigues, divertiu o público que aplaudiu encantado.

Maria Eliete Cardoso de Farias, administradora do distrito, agradeceu e ressaltou a importância da continuidade do projeto, pois desperta na juventude da comunidade o interesse pela cultura. Contou que muitas crianças conversam com ela sobre os temas ambientais apresentados nos filmes, outros, animam-se e contam animados sobre as peripécias dos palhaços que acompanham o projeto.

Percebe, ainda, a mudança comportamental em algumas crianças, que evitam jogar lixo no chão, demonstrando que a mensagem surtiu efeito. “Nas pequenas coisas percebemos o sentido do FESTCINEAMAZONIA, em ações concretas dentro da comunidade. Desperta a consciência ambiental na meninada”, conclui a administradora.

Nezia Braz Marins, diretora da escola Marechal Rondon, enfatiza a contribuição social do projeto dentro do distrito, pois, além das quadrilhas, não existe nenhuma outra expressão cultural local. Assim, o entretenimento, incorporado a conscientização ambiental é de muita valia para os moradores, cumprindo um importante papel na educação e sensibilização dos alunos.

A equipe do FESTCINEAMAZONIA segue viagem para mais quatro distritos de Porto Velho, sendo eles: União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná. Já tendo passado em Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã. Completando assim, sua primeira etapa da Itinerancia 2015, que ainda vai percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Previous CIRCO E CINEMA FAZEM A ALEGRIA DA CRIANÇADA
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA A UNIÃO DOS BANDEIRANTE

Você também pode gostar

Cineamazônia Itinerante termina atividades na Bolívia

Após sair de Porto Rolim, o barco Canuto do Cineamazônia Itinerante seguiu para 18 horas de viagem rumo a Cafetal, penúltima cidade boliviana a receber o projeto nesta etapa, na

Cineamazônia Itinerante chega a San Lorenzo e Surpresa

Depois de uma passagem pela Resex Rio Ouro Preto, Guajará-Mirim, Guayaramerín e Iata, o Cineamazônia Itinerante trocou as estradas de asfalto e chão pelo barco e chegou até a cidade

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE INICIA SUAS APRESENTAÇÕES NO VALE DO GUAPORÉ

Bolívia e Brasil integrados através do Cinema, Circo e Música Por Sérgio Carvalho Foto de Marcelo Câmera Com a missão de levar o cinema e outras expressões artísticas, como o