FESTCINEAMAZÔNIA COM CINEMA E POESIA EM MACAPÁ
Documentário sobre o poeta e cantor Eliakin Rufino está sendo gravado durante a etapa itinerante
A etapa itinerante do Festcineamazônia realizada em Macapá foi marcada pela exibição de filmes, vídeos e show de música e poesia com Eliakin Rufino, protagonista de um documentário que está sendo produzido pela equipe do Festival. O evento aconteceu no bairro Congos, perifia da capital amapaense. A próxima capital da região Norte a receber o festival itinerante será Belém (PA), na noite desta quinta-feira (23).
Em Macapá, o palhaço Totonho foi a alegria do público com um belo show circense, resgatando essa tradição cultural. Artistas locais gravaram cenas e depoimentos para o vídeo documentários sobre Eliakin Rufino. Participam da produção o poeta Joãozinho Gomes, Enrico di Miceli e Patrícia Bastos. Rufino é conhecido como um dos artistas mais expoentes na construção da identidade roraimense. Atua ainda como professor de filosofia e produtor cultual.
Os realizadores de audiovisuais do Estado de Amapá, Iram Lima, Ana Vidigal e Gavin Andrews prestigiaram o Festcineamazônia Itinerante e mostraram grande interesse em promover intercâmbio.
O Festcineamazônia faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.
O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL –Television America Latina, Governo do Amapá, Secult,Governo do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Universidade Federal de Roraima, Amazon Film,Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
Você também pode gostar
Cineamazônia leva filmes com temas sobre meio ambiente para dentro das para escolas públicas de Porto Velho
Nesta terça-feira (28), crianças e adolescentes de quatro escolas públicas de Porto Velho participarão de uma atividade diferente da sala de aula. O Cineamazônia Itinerante 2016 levará a programação mostrada
Cineamazônia Itinerante termina atividades na Bolívia
Após sair de Porto Rolim, o barco Canuto do Cineamazônia Itinerante seguiu para 18 horas de viagem rumo a Cafetal, penúltima cidade boliviana a receber o projeto nesta etapa, na
Escolhidos os filmes que participarão da Mostra Competitiva do Cineamazônia 2016
Estão definidos os filmes que participarão da Mostra Competitiva do 14º Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (Cineamazônia). Ao todo, 44 filmes concorrerão à Mostra Competitiva 2016, entre documentários, animações,