FESTCINEAMAZÔNIA COM CINEMA E POESIA EM MACAPÁ

Documentário sobre o poeta e cantor Eliakin Rufino está sendo gravado durante a etapa itinerante

A etapa itinerante do Festcineamazônia realizada em Macapá foi marcada pela exibição de filmes, vídeos e show de música e poesia com Eliakin Rufino, protagonista de um documentário que está sendo produzido pela equipe do Festival. O evento aconteceu no bairro Congos, perifia da capital amapaense. A próxima capital da região Norte a receber o festival itinerante será Belém (PA), na noite desta quinta-feira (23).

Em Macapá, o palhaço Totonho foi a alegria do público com um belo show circense, resgatando essa tradição cultural. Artistas locais gravaram cenas e depoimentos para o vídeo documentários sobre Eliakin Rufino. Participam da produção o poeta Joãozinho Gomes, Enrico di Miceli e Patrícia Bastos. Rufino é conhecido como um dos artistas mais expoentes na construção da identidade roraimense. Atua ainda como professor de filosofia e produtor cultual.

Os realizadores de audiovisuais do Estado de Amapá, Iram Lima, Ana Vidigal e Gavin Andrews prestigiaram o Festcineamazônia Itinerante e mostraram grande interesse em promover intercâmbio.

O Festcineamazônia faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL –Television America Latina, Governo do Amapá, Secult,Governo do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Universidade Federal de Roraima, Amazon Film,Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

Previous PIMENTEIRAS DO OESTE - ÚLTIMA PARADA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE PELO VALE DO GUAPORÉ
Next FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE É EXIBIDO EM PIMENTEIRAS

Você também pode gostar

Cineamazônia Itinerante faz atividades em Forte Príncipe da Beira, Costa Marques e Buena Vista

Logo após passar por San Lorenzo (na Bolívia) e o distrito de Surpresa, no início do final de semana o Cineamazônia Itinerante chegou a uma das regiões históricas mais importantes

Cineamazônia Itinerante passa pelo Quilombo de Pedras Negras, Mateguá e Porto Rolim

Depois de ir até o Quilombo de Santo Antônio e a vila boliviana de Versalles, o Cineamazônia Itinerante chegou a outro ponto importante do Rio Guaporé, na terça-feira (05): o

União Bandeirantes recebe a itinerância do Cineamazônia

Ontem, o Cineamazônia Itinerante 2016 novamente cumpriu com a missão de levar a arte e o cinema para os dois distritos de Porto Velho, cujas comunidades que estão muito longe