A NOITE FOI DE FESTA NO TERREIRO

Em 2012, o vídeo ‘Cowboy’ foi uma das grandes surpresas do Festcineamazônia. O roteiro inventivo chamou a atenção para o diretor do curta. Premiado, Tarcísio Lara Puiati se disse encantado com Rondônia. Não foram meras palavras. O curta-metragem ‘Quimera’, filmado às margens do Rio Madeira com atores locais de Porto Velho, é resultado, entre outras coisas, do encantamento de Lara com o modo de falar e viver do Rondoniense. O filme já havia sido exibido em São Paulo, Goiânia e Manaus. E foi com entusiasmo que o elenco subiu ao palco do Teatro Banzeiros na noite de sexta-feira para falar a um teatro lotado sobre o filme.

Têm sido assim, recheados de emoção, os dias do Festcineamazônia 2013. Denúncias sócio-ambientais, posicionamentos políticos, declarações de amor à arte e à cultura são algumas das formas encontradas pelos participantes para aderir à ideia do festival. Muitos filmes também encarnam esse espírito. Na sexta-feira também foi a vez de outro filme que desperta reações fortes. ‘O Homem que matou Deus’, dirigido pelo francês Noé Vitoux é certeza de polêmica.

No curta, Wem Tom, um jovem indígena de uma aldeia amazônica, percebe que não sobrou caça na floresta e decide sair para caçar homens brancos. As cenas fortes em alguns momentos provocam as mais diversas reações. Celso Oro Eu, indígena co-diretor do filme e  Noé Vitoux subiram ao palco para explicar um pouco a obra.

Mas a noite também foi de festa no terreiro. O projeto ‘Cinema no Terreiro’ exibiu o filme ‘Pastinha! Uma vida pela capoeira’, dirigido por Antonio Carlos Muricy. Esse ano o local escolhido para exibição foi a Associação Espiritualista Ilê Axê Xire Oya, no adequado bairro de nome Socialista.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Previous TABA DO CACIQUE FOI PALCO DA NOITE CINEMA E SAMBA
Next VENCEDORES DO FESTCINEAMAZÔNIA SERÃO CONHECIDOS HOJE.

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É DOCUMENTADO POR UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA HISTÓRIA DE RO

Santilli fotografa os últimos trilhos da EFMM O fotógrafo e documentarista Marcos Santilli volta a Rondônia após nove anos para documentar o Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental

EM NOITE DE FRIO, FESTCINEAMAZÔNIA ESQUENTA GUAYARAMERIN

A noite de apresentação do Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia em Guayaramerin, na Bolívia, teve o frio como ingrediente inesperado. Com uma temperatura que chegou aos 12 graus centígrados, mas com

FESTCINEAMAZONIA COMEÇA MAIS UMA ETAPA DA ITINERANCIA 2014, DESTA VEZ HUMAITÁ NO AMAZONAS SERÁ O PONTO DE PARTIDA.

A caravana do Festcineamazonia Itinerante chega nesta quarta feira (3), a cidade de Humaitá-Amazonas, levando além de cinema, circo e muita musica, a expectativa dos organizadores é mais uma vez