JÚRI INTERNACIONAL INTEGRA COMISSÃO DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013.

Trinta e oito produções estão selecionadas para a edição 2013 do Festcineamazônia e concorrem a 15 premiações, nas categorias animação, ficção, documentário e experimental, além da produção rondoniense, uma categoria à parte.

Voltado ideologicamente à questão ambiental, embora isso não queira dizer que as produções precisem ser panfletariamente ambientais, o Festcineamazônia se caracteriza pela diversidade na premiação e pelo olhar democrático nas escolhas dos premiados.

Isso se deve, em parte, ao corpo de jurados escolhidos a cada ano para escolher as melhores produções concorrentes. Para a edição 2013 os jurados serão Bete Bullara, o canadense Gavin Andrews, Sandro Yuri Saraiva, o panamenho Luis Romero e o espanhol Pedro Fuentes.

Jornalista e fotógrafa, Bete Bullara é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Faz parte da equipe do CINEDUC desde 1975, onde participou de cursos para crianças e adolescentes, treinamento de professores, mesas redondas e palestras, tanto no Brasil como no exterior. Preparou materiais didáticos, tanto teóricos como de exercícios. Atualmente é Secretária Executiva da entidade.

Andrews mora no Brasil desde 2000. É documentarista e fotógrafo. Formado pela Concordia Universidade, em Montreal,  tem especialização em Comunicação. Como documentarista do primeiro Ponto de Cultura Itinerante-Fluvial, foi responsável pelo registro audiovisual das expedições, produção de conteúdo para Website e a condução de oficinas de produção de vídeo e fotografia com jovens de comunidades ribeirinhas.

Desde muito cedo na estrada, Sandro Saraiva é um viajante sem fronteiras, como ele mesmo gosta de dizer, um viajante independente, com uma mochila , uma guitarra e um 4trck home Studio nas costas sempre compunha e gravava as músicas por onde passava. Apaixonado por fotografia fez diversas imagens. Nos Andes começou a registrar imagens em movimento, simplesmente para poder colocar em cores as paisagens que conhecia e registrar como músicas. Já participou do festival com dois curtas. Nesta edição será um dos jurados.

Já Romero é diretor, produtor e roteirista de vídeos educativos e documentários, com trabalhos selecionados em festivais internacionais Cuba, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Eslováquia, Guatemala, Argentina, Brasil, Suíça, República Dominicana. Atualmente é diretor da Bolero Films e coordenador geral na República Dominica da campanha ‘coexistir com tudo é viver com tolerância’, desenvolvida pelas Nações Unidas e União Européia.

Pedro Piñeiro Fonte é presidente da Associação Cultural Ecozine e diretor do Festival Internacional de Cinema Zaragoza-Ecozine Environmental Film Festival. É  membro da Rede Film Verde. Já participou do júri de vários Festivais como Reunião “Against Silence Todas as Vozes”, Cidade do México (México), Critério Film Festival (Costa Rica), NOVMA Film Festival Santander (Colômbia). É produtor executivo do documentário “A Mulher sem Sombra”, e produtor do documentário “Sucumbios terra sem mal”.

São esses jurados, que irão escolher as seguintes premiações:

Prêmio para Melhor Filme ou Vídeo – 1 câmera de vídeo Digital

Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário

Prêmio Major Reis: Melhor Animação

Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção

Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental

Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro

Prêmio Marina Silva: Melhor Montagem

Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora

Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia

Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem

Prêmio Melhor Direção

Prêmio Melhor Ator

Prêmio Melhor Atriz

Júri Popular : Prêmio Thiago de Mello – Troféu Esperança

Competição de Vídeos Rondonienses:

Prêmio Lídio Sohn – Melhor Produção Rondoniense

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente. /PROCEA (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantil). O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA REALIZA OFICINA PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
Next O FILME CONVIDADO DAMOCRACY, SERÁ EXIBIDO NA NOITE DE ABERTURA DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013

Você também pode gostar

EXPEDIÇÃO FESTCINEAMAZÔNIA LEVA MÚSICA, POESIA, CIRCO, E CINEMA PARA 13 COMUNIDADES DO VALE DO GUAPORÉ

“Estou esperando o calor tropical que ainda não veio”. Em tom de brincadeira o escritor português José Luís Peixoto reclamava da baixa temperatura de frios cortantes na cidade boliviana de

FESTCINEAMAZONIA ABRE INSCRIÇÕES PARA 11ª EDIÇÃO

Único festival nortista com foco na questão ambiental, o Festcineamazônia aceita todos os gêneros de produção nas categorias documentário, animação, ficção, experimental e reportagem ambiental, essa categoria voltada especificamente para

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 200 PESSOAS EM CAPIXABA

No dia da independência do Brasil foi a vez do município acreano de Capixaba, localizado entre a capital Rio Branco e a cidade de Chico Mendes, Xapuri, receber a itinerancia