MISTICISMO, CINEMA E MÚSICA

A comunidade rural de Arca de Pacahuara, localizada no município de Ibéria, departamento de Madre de Dios, no Peru, cerca de 70 kms da fronteira com o Brasil, recebeu com entusiasmo o Festcine Amazônia Itenerante, no último dia 09 de agosto.

Os moradores de Arca de Pacahuara pertencem a uma religião denominada Associação Evangélica da Missão Israelita do Novo Pacto Universal, ou simplesmente “Israelita”. Vivem como no antigo testamento, as mulheres usam longos véus e túnicas e os homens deixam cabelos e barbar cumpridos. O lugar parece perdido no tempo.

Porém, mesmo com a rigidez religiosa, a comunidade é muito acolhedora. Gente humilde que tira o sustento do campo, a maioria migrantes dos Andes, da região de Cusco, e que acreditam que a Amazônia é a terra prometida.

As 18h todos param seus serviços, é a hora sagrada da comunidade. Um cântico em quéchua e espanhol, espécie de ladainha, é cantado de dentro de uma casa e o som projetado em todo o lugar por meio de improvisadas caixas de som.

Centenas de animais doméstico de todos os tipos perambulam pelo vilarejo: porcos, galinhas, cães, ovelhas. A relação que a comunidade tem com a natureza é muito forte, nas casas e estabelecimentos comerciais é comum ver placas feitas à mão com dizeres pró alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente.

A apresentação do Festcinemazônia Itinerante ocorreu no pátio da escola do lugar, mais de 250 pessoas, entre crianças e adultos foram prestigiar o evento, encantando-se com a música de Rodolfo Minari e as estripulias dos palhaços peruanos Plumita e Figurita.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM IÑAPARI NO PERU
Next Quem são os chineses de olho na Amazônia?

Você também pode gostar

Is Brixton London’s next tech hipster hub?

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

Cineamazônia fecha o segundo dia de festival com música e emoção

Apresentação surpresa de Simone Mazzer e emoção com produção local marcaram a apresentação desta quarta-feira A voz poderosa de Simone Mazzer deu o tom da segunda noite da 15ª edição

FORTE PRÍNCIPE RECEBE O FESTICINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No último dia 13 de agosto, na entrada da ruína do grande forte construído pelos portugueses, no final do século XVIII, o Festicineamazonia Itinerante realizou sua quinta apresentação em sua