Conheça os palhaços que participarão da segunda fase do Cineamazônia Itinerante 2016

A alegria e as brincadeiras já têm representante para a segunda fase do Cineamazônia Itinerante 2016. A Trupe Koskowisck é o grupo de palhaços escolhidos que acompanhará o barco do festival entre os dias 13 julho e 02 de agosto, levando cinema e circo em comunidades ribeirinhas do Rio Guaporé, em Rondônia e na Bolívia.

Desde 2008, quando o Cineamazônia Itinerante foi criado, cinema e circo sempre estiveram juntos. Faz parte do projeto do festival levar o caráter lúdico da arte circense para lugares em que raramente são contemplados por apresentações artísticas. Por isso, os palhaços sempre fizeram parte do grupo que visita as comunidades na periferia da Amazônia.

A Trupe Koskowisck é um grupo de atores-palhaços que desenvolvem um trabalho e pesquisa em Teatro de Rua, Circo e Circo-Teatro. Formado por Geise Helena, Alexandre Malhone e Renato Gommes, o grupo nasceu em 2006 desenvolvendo nas ruas, cenas a partir de improvisos.

13

Têm em seu percurso, eventos importantes, como: II Festival Internacional de Mulheres Palhaças 2007, a Mostra SESC de Teatro de Rua em 2009, o Satyrianas entre 2009 e 2011 e o Festival Nacional Rio das Ostras (RJ), em 2010.

Também já participou do Festival Patacomico, na Patagônia entre 2012 e 2013; do Ano do Brasil em Portugal no Festival Imaginarius 2013. No mesmo ano, o grupo também foi atração do Encontro de Palhaços do Mundo (Fafe – Portugal), do 9º Festival Nacional de Teatro de Limeira e do Festival Santa Risa, na Argentina. Já em 2016, representou o país no Encontro Internacional de Teatro Clown – Equador – março.

O show

Durante a apresentação, dois atrapalhados palhaços disputam a atenção da plateia numa competição na qual são bemvindos todos os tipos de artimanhas e armadilhas criando no espectador o desejo de torcer por um deles.

O público logo se deixa conquistar e sente-se instigado a participar desta disputa, atraído pela execução de instrumentos convencionais e alternativos, pelos ritmos diversificados, pelo estilo preferido de cada um e pela ingenuidade e simplicidade desses graciosos personagens.

Somente quando percebem que separados não são capazes de estabelecer uma harmonia eles se unem em nome de um grande e inusitado show. Após o musical os palhaços apresentam entradas clássicas dos circos antigos e a plateia é convidada a participar ativamente das cenas fortalecendo a união mágica entre público e artistas.

Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA

Previous Cineamazônia leva oficina de pinhole para comunidades do Guaporé
Next ENCERRAM AMANHÃ INSCRIÇÕES PARA O CINEAMAZÔNIA

Você também pode gostar

CINEAMAZÔNIA PREMIA OS VENCEDORES DA MOSTRA COMPETITIVA

Encerramento teve produções de Pernambuco e de Piauí como grandes vencedores Depois de cinco dias de programação com sessões de cinema em terreiros, campo de futebol, circo e o Mercado

Cinema na Floresta (Matéria Revista Trip)

Matéria veiculada no site da Revista Trip: goo.gl/udmzL7 Dona Aidê pede para o vizinho adolescente que abaixe o volume do som enquanto ajeita a cadeira no quintal de casa. É um

TV Serra Azul abre espaço para a produção audiovisual independente brasileira

Uma parceria entre a Espaço Vídeo e Cinema e a Fundação Cultural Serra Azul, gestora da TV Serra Azul e retransmissora da TV Futura na cidade de Porangatu, Norte de