Uma só linguagem em Guayaramerin: arte
As ruas movimentadas do comércio de Guayaramerin parecem ter ficado perdidas num tempo que faz falta aos moradores dessa pequena cidade boliviana. A alta do dólar tem afastado os principais compradores, os brasileiros. Poderia ser um cenário triste para a apresentação do Cineamazônia. Mas foi o contrário. A quadra da igreja no bairro 16 de Julio ficou lotada.
Foi a última apresentação do Cineamazônia antes de viajar pelo o rio Guaporé. E a primeira em terras bolivianas desta edição. Por conta disso, os filmes exibidos sofreram mudanças. A prioridade foi dada a curtas em língua espanhola para atender a plateia boliviana.
Com isso os filmes brasileiros cederam espaço. Um dos destaques da noite foi o curta de animação “El color de agua”.
Da mesma forma o espetáculo da Trupe Koskowics sofreu mudanças para atender as características do novo público. Cotonete e Chiquita retiraram alguns esquetes e acrescentaram outros para que os gracejos e piadas tivessem sentido aos bolivianos.
Num portunhol macarrônico que soou engraçado, a dupla de palhaços segurou bem a estreia em solo boliviano. Ao final, houve uma correria de crianças buscando registrar em fotos o encontro das duas culturas diferentes unidas pelo riso.
A despedida do cenário de apresentação sem o Rio Guaporé como destino fez com que toda a equipe se reunisse para uma foto oficial. Os próximos locais de encontro cultural proporcionado pelo Cineamazônia serão em localidades ribeirinhas amazônicas e bolivianas, banhadas pelo rio Guaporé.
Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA.
Você também pode gostar
ENCERRAMENTO DA ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZÔNIA
Chegou ao fim a itinerância do quarto Festcineamazonia, em Nova Califórnia, último distrito do município de Porto Velho em direção ao Acre. Após oito dias de estrada e sete apresentações,
BELÉM RECEBE HOJE FEST CINEAMAZÔNIA ITINERANTE
A capital paraense, Belém, recebe nesta segunda-feira (15/03), a mostra itinerante do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia 2010. A primeira exibição ocorreu as 9h30,
Mestre de Cerimônias em nome da representatividade: Simone Mazzer
Uma das marcas do Festival Cineamazônia sempre foi a presença de grandes nomes do teatro e do cinema como Mestres de Cerimônia. Artistas do quilate de Cacá Carvalho, Marcos Winter, Gero