Em Portugal, festival Cineamazônia inicia terceira etapa da itinerância

Depois de viajar por terra, visitando distritos de Porto Velho e pela água, levando o cinema para comunidades ribeirinhas de Brasil e Bolívia no rio Guaporé, chegou a hora do Festival Cineamazônia ganhar os ares. A terceira fase do Cineamazônia Itinerante começa esta semana, entre os dias 09 e 10 de setembro, nas cidades de cidades portuguesas Seia (Largo da Câmara) e São Romão (Largo de Santo Antonio) respectivamente, a partir das 21h30.

Durante os dois dias serão realizadas sessões de cinema em parceria com o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente (CinEco). A programação do festival itinerante contará com oito curtas-metragens contando com produções brasileiras, portuguesas e de países latino-americanos, como Argentina e Venezuela.

Itinerância Vale do Guaporé

Itinerância Vale do Guaporé

Os festivais Cineamazônia e CinEco integram o Green Film Network e têm como desafio a difusão do cinema ambiental dos filmes da língua portuguesa.

Cineamazônia em Portugal

A relação do Cineamazônia com Portugal vem desde 2008. O festival brasileiro já realizou sessões de cinema nas cidades portuguesas de Coimbra, Évora, Seia, Sabugueiro e Lisboa e passou a integrar o país europeu em atividades importantes, como o colóquio internacional As Lutas Pela Amazônia no Início do Milênio presidido por Boaventura de Sousa Santos, um dos mais importantes intelectuais da atualidade.

O Cineamazônia exibiu ainda, durante três anos, filmes brasileiros e portugueses junto a cidade de Évora, em parceria com o FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens (Portugal), estabelecendo a parceria com a Fundação José Saramago e realizando atividades junto a Casa dos Bicos (Lisboa).

Cineamazonia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet.  Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA, Câmara Municipal de Seia em Portugal e CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente.

Previous Cinema na Floresta (Matéria Revista Trip)
Next Cineamazônia leva um pouco da América Latina para Portugal

Você também pode gostar

União Bandeirantes recebe a itinerância do Cineamazônia

Ontem, o Cineamazônia Itinerante 2016 novamente cumpriu com a missão de levar a arte e o cinema para os dois distritos de Porto Velho, cujas comunidades que estão muito longe

Tom político e social marca abertura do Cineamazônia 2016

Festival rondoniense lembra aumento da violência agrária no estado em homenagem a liderança comunitária assassinada por pistoleiros A noite de abertura da edição 2016 do Cineamazônia manteve a tradição do

Guajará-Mirim assiste a filmes do Cineamazonia Itinerante – 16ª Edição

    A população da cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia, assistiu na noite de sexta-feira, 07 de dezembro, a abertura da mostra de filmes da 16ª Edição do Cineamazonia Itinerante