Em Portugal, festival Cineamazônia inicia terceira etapa da itinerância
Depois de viajar por terra, visitando distritos de Porto Velho e pela água, levando o cinema para comunidades ribeirinhas de Brasil e Bolívia no rio Guaporé, chegou a hora do Festival Cineamazônia ganhar os ares. A terceira fase do Cineamazônia Itinerante começa esta semana, entre os dias 09 e 10 de setembro, nas cidades de cidades portuguesas Seia (Largo da Câmara) e São Romão (Largo de Santo Antonio) respectivamente, a partir das 21h30.
Durante os dois dias serão realizadas sessões de cinema em parceria com o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente (CinEco). A programação do festival itinerante contará com oito curtas-metragens contando com produções brasileiras, portuguesas e de países latino-americanos, como Argentina e Venezuela.
Os festivais Cineamazônia e CinEco integram o Green Film Network e têm como desafio a difusão do cinema ambiental dos filmes da língua portuguesa.
Cineamazônia em Portugal
A relação do Cineamazônia com Portugal vem desde 2008. O festival brasileiro já realizou sessões de cinema nas cidades portuguesas de Coimbra, Évora, Seia, Sabugueiro e Lisboa e passou a integrar o país europeu em atividades importantes, como o colóquio internacional As Lutas Pela Amazônia no Início do Milênio presidido por Boaventura de Sousa Santos, um dos mais importantes intelectuais da atualidade.
O Cineamazônia exibiu ainda, durante três anos, filmes brasileiros e portugueses junto a cidade de Évora, em parceria com o FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens (Portugal), estabelecendo a parceria com a Fundação José Saramago e realizando atividades junto a Casa dos Bicos (Lisboa).
Cineamazonia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA, Câmara Municipal de Seia em Portugal e CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente.
Você também pode gostar
Cineamazônia Itinerante passa pelo Quilombo de Pedras Negras, Mateguá e Porto Rolim
Depois de ir até o Quilombo de Santo Antônio e a vila boliviana de Versalles, o Cineamazônia Itinerante chegou a outro ponto importante do Rio Guaporé, na terça-feira (05): o
Cineamazônia Itinerante chega ao Estado do Amazonas
Com uma abrangência que em 2016 alcançou quatro países e chegou a 36 localidades, mais a realização da décima quarta edição em Porto Velho/RO, totalizando 50 sessões de cinema, agora
Cineamazônia Itinerante faz exibição de filmes às escuras em Rio Pardo
Após percorrer 105 quilômetros que separam Jacy-Paraná de Rio Pardo, a caravana do Cineamazônia Itinerante chegou no início da tarde do domingo (13), ao distrito de Rio Pardo, que pertence