Em Portugal, festival Cineamazônia inicia terceira etapa da itinerância

Depois de viajar por terra, visitando distritos de Porto Velho e pela água, levando o cinema para comunidades ribeirinhas de Brasil e Bolívia no rio Guaporé, chegou a hora do Festival Cineamazônia ganhar os ares. A terceira fase do Cineamazônia Itinerante começa esta semana, entre os dias 09 e 10 de setembro, nas cidades de cidades portuguesas Seia (Largo da Câmara) e São Romão (Largo de Santo Antonio) respectivamente, a partir das 21h30.

Durante os dois dias serão realizadas sessões de cinema em parceria com o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente (CinEco). A programação do festival itinerante contará com oito curtas-metragens contando com produções brasileiras, portuguesas e de países latino-americanos, como Argentina e Venezuela.

Itinerância Vale do Guaporé

Itinerância Vale do Guaporé

Os festivais Cineamazônia e CinEco integram o Green Film Network e têm como desafio a difusão do cinema ambiental dos filmes da língua portuguesa.

Cineamazônia em Portugal

A relação do Cineamazônia com Portugal vem desde 2008. O festival brasileiro já realizou sessões de cinema nas cidades portuguesas de Coimbra, Évora, Seia, Sabugueiro e Lisboa e passou a integrar o país europeu em atividades importantes, como o colóquio internacional As Lutas Pela Amazônia no Início do Milênio presidido por Boaventura de Sousa Santos, um dos mais importantes intelectuais da atualidade.

O Cineamazônia exibiu ainda, durante três anos, filmes brasileiros e portugueses junto a cidade de Évora, em parceria com o FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens (Portugal), estabelecendo a parceria com a Fundação José Saramago e realizando atividades junto a Casa dos Bicos (Lisboa).

Cineamazonia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet.  Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA, Câmara Municipal de Seia em Portugal e CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente.

Previous Cinema na Floresta (Matéria Revista Trip)
Next Cineamazônia leva um pouco da América Latina para Portugal

Você também pode gostar

Inclusão e educação: estudantes lotam platéia do “A Escola Vai ao Cinema” do Cineamazônia

Os olhos brilhavam de expectativa. Os sorrisos eram quase incontroláveis. Foi dessa maneira que estudantes das escolas públicas estaduais e municipal Ulisses Guimarães, 21 de Abril e Saul Bennesby entraram

Cineamazônia sob as bênçãos de San Lorenzo

Texto: Ismael Machado Fotos: Zeca Ribeiro Edição: Lui Machado San Lorenzo é uma pequena comunidade boliviana às margens do rio Mamoré. Povoado simples, com uma igreja, uma escola, um posto

Cinema na Floresta (Matéria Revista Trip)

Matéria veiculada no site da Revista Trip: goo.gl/udmzL7 Dona Aidê pede para o vizinho adolescente que abaixe o volume do som enquanto ajeita a cadeira no quintal de casa. É um