Ailton Krenak, militante das causas indígenas, é homenageado no Cineamazônia

img_4877Foi como se tivesse sido uma grande aula de vida. A homenagem feita pelo Cineamazônia ao militante das causas indígenas Ailton Krenak transformou-se num momento de crítica ao atual momento da vida política do Brasil e, principalmente, um manifesto pelo respeito à diversidade, à identidade e ao meio ambiente. Ailton Krenak recebeu o troféu Mapinguari em Porto Velho no último dia 24 como parte da programação da 14ª edição do Cineamazônia, festival latino-americano de cinema ambiental.

Um dos grandes momentos da homenagem feita à liderança indígena ocorreu quando foram exibidos trechos do histórico discurso de Ailton Krenak na Comissão Constituinte em 1987. Na ocasião, um ainda jovem Krenak falou emocionado que a Constituição de 1988 seria um retrocesso para os índios, enquanto pintava o rosto de negro, como luto.

Krenak reviu essas imagens de forma emocionada. Lamentou que muita coisa ainda esteja por ser feita. Um exemplo lembrado na cerimônia foi que até agora, a atual presidência não sinalizou a escolha de um novo presidente para a Funai, que está sem comando.

Logo depois das imagens exibidas no telão, o ator Marcos Winter repetiu o gesto de Krenak e pintou o rosto de branco, enquanto anunciava o homenageado.

“Esse índio brasileiro traz no sangue e na pele a marca dos que acreditam que as grandes revoluções podem ser alcançadas com sabedoria, serenidade, confiança e generosidade. Sem perder a ternura”, destacou Winter ao apresentar Krenak.

Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sejucel e Unir – Universidade Federal de Rondônia.

 

Previous Xuxu mostra com quantos sorrisos se faz um palhaço
Next Poesia pisando no real

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA CHEGA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PEDRAS NEGRAS

Pedras Negras é uma comunidade quilombola a qual, como a boliviana Versalles, está trabalhando com o turismo de pesca. Logo na chegada, ao lado do porto, uma pousada para pescadores,

Cineamazônia leva oficina de pinhole para comunidades do Guaporé

Parece mágica. E é.  Um minúsculo buraco em uma caixinha comum. E um processo mágico se faz com a luz. Fotografia. O princípio básico. Essa talvez seja uma definição simplista,

THIAGO DE MELO E MÁRCIO SOUZA NO FEST CINEAMAZÔNIA

A abertura do Fest Cineamazônia Itinerante 2010 lotou o auditório do Espaço Cultural da Uninorte, em Manuas (AM), na noite de terça-feira (09/03). A seleção dos filmes e vídeos apresentados