Cineamazônia começa nova itinerância por Peru, Acre e distritos de Porto Velho
Em um ano especial, o Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia, chega a sua 15ª edição, e para tanto, tem como uma de suas metas, a compreensão da necessidade de descentralização de suas atividades, por meio da projeção filmes durante todo o ano, entre os meses de julho a outubro em diversas localidades.
Tanto que a partir da próxima quinta-feira (03), começa a primeira etapa itinerante do festival, na cidade acreana de Assis Brasil e vai até o dia 14 de agosto, sendo encerrada no distrito de Jacy-Paraná, distante cerca de 80 quilômetros de Porto Velho.
Realizado desde 2008, o festival já percorreu mais de 150 mil quilômetros, visitando dezenas de cidades, distritos e comunidades que formam a Amazônia, levando cinema e arte a lugares praticamente esquecidos por boa parte dos brasileiros, pela grande mídia e até mesmo pelo poder público. Segundo a organização do Cineamazônia, não há registro de outro festival de cinema que percorrera tamanha distância.
A caravana não se limita ao território brasileiro. Durante os nove anos de itinerância, o festival já levou o cinema a países como Colômbia, Bolívia, Peru, Portugal e Cabo Verde.
Esta é apenas a primeira etapa do Cineamazônia Itinerante 2017, que consiste em duas fases: uma feita por terra, explorando as estradas que cortam a Floresta Amazônica e outra feita seguindo o Rio Guaporé entre Guajará-Mirim e Cabixi, no cone Sul de Rondônia.
Nesta primeira fase, por terra, serão visitadas as cidades do Acre, uma do Peru e distritos de Porto Velho. O início da jornada será em Assis Brasil (AC). Em seguida, o Cineamazônia atravessa a fronteira e vai para Iñapari. Depois, volta para o Acre e faz uma atividade em Capixaba.
Já em Rondônia, a itinerância passará pelos distritos de Porto Velho: Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e terminando em Jacy-Paraná.
Mais festival
O Cineamazônia surgiu há 15 anos com o objetivo central de fazer a junção entre a sétima arte, o circo e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, legendados ou narrados na Língua Portuguesa.
A 15ª edição do Cineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e da Lei Rouanet. Ainda tem o apoio cultural da Sejucel, Funcultural, Fecomércio e SESC Rondônia. O Cineamazônia é associado ao Fórum dos Festivais e membro do Green Film Network.
Serviço:
Pauta: Cineamazônia começa itinerância por Peru, Acre e distritos de Porto Velho.
Local: Sugestão para acompanhar a saída da caravana da Praça das Três Caixas D’Água, na Rua Carlos Gomes com Rogério Weber.
Data da saída: Quarta-feira, dia 02 de agosto.
Horário: A partir das 09 da manhã.
Você também pode gostar
Cineamazônia Itinerante faz balanço positivo de etapas por Brasil, Peru e Bolívia
No total, foram 7.428 quilômetros percorridos, sendo 6.718 por estradas de asfalto e chão, além de 1.250 pelos Rios Guaporé e Mequéns, onde foram feitas 31 exibições de cinema e
Veja lista completa dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva do Cineamazônia
CURTA METRAGENS: Documentário – RJ – Guardiãs da Floresta – Sônia Guajajara Direção: Betse de Paula Documentário – RJ – Anamnese Direção: Clementino Júnior Ficção – RO – Balanceia Direção:
FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE RECEBE HOMENAGEM EM REMANSO, BOLÍVIA
A noite de domingo, 19 de julho, na comunidade boliviana de Remanso foi especial para o FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé. Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews