FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM VISTA ALEGRE DO ABUNÃ

O Festcineamazônia Itinerante realizou nessa terça-feira 20 apresentação no distrito de Vista Alegre do Abunã, a primeira de trás apresentações na região da Ponta do Abunã, que inclui também no roteiro Nova California e Extrema.

“é uma satisfação voltar para Vista Alegre, esta é a quarta vez que o festival se apresenta aqui no distrito”, disse a organizadora do festival, Fernanda Kopanakis. A sessão ocorreu na quadra poliesportiva do distrito e o administrador, Agenor Oliveira, destacou a importância do evento para a cultura e lazer da localidade, desassistidos e distantes do centro dos poderes públicos. “O Estado é ausente aqui. são iniciativas como essa, geralmente da iniciativa privada, que oferecem um pouco de cultura e de lazer para a população.”

Nessa sessão uma novidade: a pequena Fernanda Araújo, 10 anos, apresentou três canções em gaita de ponto. Fernanda toca gaita há um ano, aprendeu com Valdir Alves Pereira, que se mudou para o distrito pouco antes. Hoje, Pereira, que toca violão e acordeão, quer montar uma escola de música no distrito. “Falta um pouco de apoio para construir a sede e comprar os instrumentos. Já tenho 9 alunos, mas a demanda aqui é muito mais alta”, ele diz.

Vista Alegre é um distrito da frente de expansão da indústria madeireira, e possui um grande rebanho de gado. A falta de regularização fundiária é um dos maiores problemas locais, e que tem gerado violência extrema. O lider rural Adelino Ramos, conhecido como Dinho, foi assassinado em maio de 2011, enquanto vendia verduras, junto de sua família. Um suspeito da execução do crime foi preso.

O Festcineamazônia® Itinerante tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, Prefeitura do Municipio de Porto Velho através da SEMED e Fundação Iaripuna, Governo do Estado de Rondonia – SECEL e SEDUC.

Previous CINEMA BANDEIRANTE
Next Diário de Bordo - VISTA ALEGRE DO ABUNÃ

Você também pode gostar

The Homesman rides, The Expendables assemble

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

The Homesman rides, The Expendables assemble

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

MORADORES DOS DISTRITOS DE PORTO VELHO LOTAM SALAS DE CINEMA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

    Casa cheia! Os moradores dos distritos de Rio Pardo, Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná lotam as apresentações de cinema, vídeos ambientais e circo do Festival Latino Americano