FORTE PRÍNCIPE RECEBE O FESTICINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No último dia 13 de agosto, na entrada da ruína do grande forte construído pelos portugueses, no final do século XVIII, o Festicineamazonia Itinerante realizou sua quinta apresentação em sua jornada pelo rio Guaporé.

O cenário foi inspirador, a antiga base de defesa do Brasil, agora repleta de mato, ao receber a iluminação e a grande estrutura do festival, com suas caixas de som, tela de 6x3m e mais de 150 cadeiras, transformou-se em um verdadeiro cinema ao céu aberto.

A vila de Forte Príncipe tem uma forte presença militar, devido a base do Pelotão Especial de Fronteira, que deu todo o apoio para a equipe do Festcinemaamazônia Itinerante. Além dos militares e suas famílias, também residem ali pescadores e agricultores.

Na noite da apresentação esfriou, depois de uma rápida chuva que caiu durante a tarde. Porém, nada impediu que quase 200 pessoas fossem contemplar a apresentação. Entre soldados e agricultores, o público diverso foi participativo, acompanhando com palmas as músicas de Rodolfo Minari e com gargalhadas os divertidos números do palhaço mineiro Titetê. Ambos acompanham a itinerância com apresentações antes das projeções dos filmes.

A visão do alto, pois uma espécie de fosso cercava o forte, originalmente construído para ser cercado de água, a imagem era incrível. A tela, o público, a música, o cinema, no coração da Amazônia. Assim, o Festcineamazônia cumpre sua missão de levar a arte aos locais mais distantes da floresta, possibilitando a formação de público com um olhar diversificado e a fruição dos filmes que, normalmente, não encontra espaço nos meios tradicionais. Além, pela temática das apresentações, despertar a consciência ambiental.

O encerramento desta primeira etapa pelo vale do Guaporé será no dia 25 de agosto na cidade de Pimenteiras, Brasil.  No início de setembro o Festcineamazônia Itinerante começa o trajeto da Estrada do Pacífico, passando por cidades amazonense, acreanas, bolivianas e peruanas, na tríplice fronteira do Acre.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Você também pode gostar

Thinking of buying dungarees? Just don’t ex...

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS- FESTCINEAMAZÔN...

A última parada nesta etapa do Festival de Artes Integradas- Festcineamazonia Itinerante foi  em Cobija-Bolívia. Cidade boliviana que faz fronteira com o Brasil recebeu a caravana do Festival durante dois dias,

SURPRESA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA

Thiago dos Santos Flores abandonou por alguns momentos o barco Dourado, onde mora com a família. Aos nove anos o que o menino queria era entender o funcionamento da filmadora

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!