PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No dia 20 de agosto, foi a vez da comunidade rondoniense de Porto Rolim receber o Festcineamazônia Itinerante, que, há quase 20 dias, navega pelo Rio Guaporé, levando circo, música e cinema, para as comunidades ribeirinhas.

A equipe chegou logo após o almoço, no sol a pino de meio dia, não se via pessoas na rua. Por sinal, foi assim em todos os lugares que o Festcineamazônia passou, a vida fora de casa nestas comunidades acontece nas manhãs e nos fins do dia, em qualquer outra hora, o sol amazônico obriga o refúgio.

No fim da tarde, após o volante circular pela cidade a convidar os moradores para apresentação de logo mais (realmente, o público seria um desafio, não via-se pessoas nas ruas. Muito poucas).

No porto da cidade vive o jacaré-açu, de mais de 05 metros, carinhosamente batizado pelos moradores de Negão. Por incrível que pareça, ao ouvir assovios ou bater de pratos, o enorme réptil desliza pelas águas em busca de alimentos e fica ali, imóvel, rodeando os barcos. Senhor Lúcio Torres, o comandante do batelão que leva a equipe e conhecedor da região, contou: “Já trouxe muito fotógrafo por aqui, mas na hora de ficarem cara a cara com o Negão, se tremem todo e não conseguem bater a foto. O bicho, assusta até quem é acostumado, tem quase 6 metros, um bruto. As crianças não querem nem saber, nadam aqui com ele. Domesticado, mas, quem sabe, jacaré é selvagem, não pode facilitar tanto.”

A apresentação da noite surpreendeu, pelo menos, 250 pessoas lotaram o local. A comunidade, que parecia vazia, revelou-se. Crianças e adultos encheram rapidamente as 150 cadeiras do Festcineamazonia Itinerante, sendo preciso providenciar mais. O cantor Rodolfo Minari abriu a noite, interagindo com o público, seguido pelo palhaço mineiro Titetê e os curtas metragens.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Você também pode gostar

Sali Hughes on facial sunblocks

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

SURPRESA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA

Thiago dos Santos Flores abandonou por alguns momentos o barco Dourado, onde mora com a família. Aos nove anos o que o menino queria era entender o funcionamento da filmadora

SURPRESA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA

Thiago dos Santos Flores abandonou por alguns momentos o barco Dourado, onde mora com a família. Aos nove anos o que o menino queria era entender o funcionamento da filmadora

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!