PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No dia 20 de agosto, foi a vez da comunidade rondoniense de Porto Rolim receber o Festcineamazônia Itinerante, que, há quase 20 dias, navega pelo Rio Guaporé, levando circo, música e cinema, para as comunidades ribeirinhas.

A equipe chegou logo após o almoço, no sol a pino de meio dia, não se via pessoas na rua. Por sinal, foi assim em todos os lugares que o Festcineamazônia passou, a vida fora de casa nestas comunidades acontece nas manhãs e nos fins do dia, em qualquer outra hora, o sol amazônico obriga o refúgio.

No fim da tarde, após o volante circular pela cidade a convidar os moradores para apresentação de logo mais (realmente, o público seria um desafio, não via-se pessoas nas ruas. Muito poucas).

No porto da cidade vive o jacaré-açu, de mais de 05 metros, carinhosamente batizado pelos moradores de Negão. Por incrível que pareça, ao ouvir assovios ou bater de pratos, o enorme réptil desliza pelas águas em busca de alimentos e fica ali, imóvel, rodeando os barcos. Senhor Lúcio Torres, o comandante do batelão que leva a equipe e conhecedor da região, contou: “Já trouxe muito fotógrafo por aqui, mas na hora de ficarem cara a cara com o Negão, se tremem todo e não conseguem bater a foto. O bicho, assusta até quem é acostumado, tem quase 6 metros, um bruto. As crianças não querem nem saber, nadam aqui com ele. Domesticado, mas, quem sabe, jacaré é selvagem, não pode facilitar tanto.”

A apresentação da noite surpreendeu, pelo menos, 250 pessoas lotaram o local. A comunidade, que parecia vazia, revelou-se. Crianças e adultos encheram rapidamente as 150 cadeiras do Festcineamazonia Itinerante, sendo preciso providenciar mais. O cantor Rodolfo Minari abriu a noite, interagindo com o público, seguido pelo palhaço mineiro Titetê e os curtas metragens.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous COM VOCÊS, PALHAÇO TITETÊ - QUANDO A FILOSOFIA E A PALHAÇADA SE ENCONTRAM
Next FESTCINEAMAZONIA COMEÇA MAIS UMA ETAPA DA ITINERANCIA 2014, DESTA VEZ HUMAITÁ NO AMAZONAS SERÁ O PONTO DE PARTIDA.

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE MUDA ROTINA DE UNIÃO BANDEIRANTES

A chuva ameaçou, mas não tirou o ânimo e nem a vontade dos moradores do distrito de União Bandeirantes, aproximadamente 160 quilômetros de Porto Velho, de assistir as apresentações de

Savers offered fixes of up to seven years

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 200 PESSOAS EM CAPIXABA

No dia da independência do Brasil foi a vez do município acreano de Capixaba, localizado entre a capital Rio Branco e a cidade de Chico Mendes, Xapuri, receber a itinerancia