FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA A UNIÃO DOS BANDEIRANTE

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA A UNIÃO DOS BANDEIRANTE

Localizado a 160 quilômetros de Porto Velho o distrito de União Bandeirantes, com cerca de 15 mil habitantes, no domingo, 31 de maio, recebeu o FESTCINEMAZÔNIA ITINERANTE 2015, que desde o último dia 25 já percorreu outros seis distritos da capital de Rondônia.

Por volta de 150 pessoas marcaram presença na apresentação, que contou com a exibição de curtas metragens, seguido do número da palhaça Teteia, personagem da atriz Suely Rodrigues. Por onde passa, o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE, além de sensibilizar os moradores por meio dos filmes com temática ambiental, também, acaba por criar laços com a comunidade.

“Tão difícil vir coisas boas por aqui. Coisas boas que eu falo é isso: programação de qualidade, que dá gosto de levar o filho. Esta é a segunda vez que venho. Estarei presente todas as outras, voltem sempre. Quando chego em casa eu converso com os meninos sobre o que eles assistiram, para ter debate. Nem televisão em casa eu acho que a gente devia ter, difícil programa com conteúdo pros meninos. Aqui a gente se diverte, mas também aprende. Não deixem de vir para União dos Bandeirantes, ano que vem, já esperamos o retorno do FESTCINE”, anima-se a dona de casa Maria Inês Ferreira, que levou seus dois filhos.

União dos Bandeirantes é cercado por morros, uma paisagem bem bonita. Parte de seus moradores estão na quarta migração. Já moraram na região central do Estado e seguiram para o norte em busca de mais terras para deixar aos filhos. A maioria é capixaba, do Paraná, fácil de se perceber pelo tom claro da pele e dos cabelos.

O solo do lugar é considerado uma das maiores riquezas da região, graças a fértil mancha de terra rocha onde a lavoura floresce sem a necessidade de grandes investimentos. De lá vem boa parte dos hortifrutis consumidos em Porto Velho: banana, macaxeira, café, feijão, leite e outros produtos.

O FESTCINEAMAZONIA segue viagem para mais duas localidades, sendo elas: Rio Pardo e Jacy-Paraná. Completando assim, sua primeira etapa da Itinerancia 2015, que ainda vai percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos e Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Previous ESCOLA MARECHAL RONDON, NO ABUNÃ, DIVERTE-SE COM O FESTCINEAMAZONIA
Next TUDO COMEÇOU EM GUAJARÁ-MIRIM

Você também pode gostar

EM CLIMA DE ELEIÇÃO, PUERTO MALDONADO VAI AO CINEMA

Divididos entre Ollanta Humala e Keiko Fujimori, os cerca de 50 mil habitantes de Puerto Maldonado – região Madre de Dios – vivem forte expectativa diante da escolha do novo

INTEGRAÇÃO DO FESTICINEAMAZONIA CHEGA DESTA VEZ A VERSALLES BOLÍVIA.

Pouco carrega a comunidade boliviana Versalles da pompa que o nome poderia indicar.  Algumas dezenas de choupanas de madeira com cobertura de palha às margens do rio Guaporé e moradores

A HORA E A VEZ DO GUAPORÉ

FestcineAmazônia Itinerante percorre Brasil e Bolivia levando cinema, música e circo a comunidades tradicionais Por Ismael Machado Foto de Hubert Hayuad   Há rios que separam e rios que unem.