FESTCINEAMAZONIA LEVA NOITE DE FILMES E ARTE À COMUNIDADE DE SURPRESA.

FESTCINEAMAZONIA LEVA NOITE DE FILMES E ARTE À COMUNIDADE DE SURPRESA.

A quarta para do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé foi na comunidade de Surpresa, na terça, 07.

Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews


 

A quarta para do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé foi na comunidade de Surpresa, na terça, 07. A comunidade é distrito de Guajará-Mirim e o único acesso a ela é feito pelo leito do Rio Mamoré.

Com praça lotada, as cadeiras disponibilizadas pela produção não foram suficientes para os presentes, mas mesmo os que ficaram em pé permaneceram até o final. Foram exibidos cinco curta metragens com temáticas focadas nas questões socioambientais, assunto presente na vida de todos do local.

Estiveram presentes também muitos moradores da TI Sagarana composta de 72 famílias e cerca de 302 pessoas e que falam a língua Chapadura. A comunidade indígena vive da coleta de castanhas, principalmente entre os meses de dezembro a fevereiro e vieram à exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé em Surpresa com combustível cedido especialmente pela produção do festival.

A expedição do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou a Surpresa nas primeiras horas da manhã, após 28 horas de navegação pelo Rio Mamoré desde a saída de Guayaramerin. Logo após o amanhecer parte da equipe visitou a cidade convidando os moradores para o evento da noite.

Surpresa é composta por cerca de 1.000 habitantes em sua maioria crianças e adultos, pois os jovens buscam os grandes centros para fazer o estudo médio e em busca de oportunidade de trabalho. De acordo com o Professor Fábio, morador de Surpresa há 25 anos e coordenador da escola municipal, esta peculiaridade traz os seus benefícios, pois “aqui não temos problemas de drogas, tráfico, violência ou acidentes de trânsito, vivemos bem assim e somos felizes”.

Ainda segundo o professor, o FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé é um “momento de festa na comunidade, quando podemos encontrar todos, pois é o único evento cultural que temos durante todo o ano, aguardado com ansiedade pelos moradores”.

A noite foi encerrada com muito riso e alegria: após as exibições dos curtas metragens do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, o Palhaço Kuxixo fez a festa das crianças e adultos. Com o seu apito e sua irreverência, o Palhaço Kuxixo fez com que todos assistissem a seu espetáculo de pé, participando de forma ativa através de palmas e muita alegria.

Ao final do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé na comunidade de Surpresa, alguns moradores queriam saber qual a data de retorno da produção, ficando em todos um gostinho de quero mais.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.

Previous DE SURPRESA AO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2015 FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA

Você também pode gostar

Cineamazônia oferece mini-curso de cinema com Gustavo Spolidoro

Curso com Gustavo Spolidoro será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro no Centro de Formação do Teatro Banzeiros. As inscrições para os dois cursos-oficinas podem ser feitas através do site www.cineamazonia.com.br/oficinas.

SAO CARLOS RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2010

Durante quatro dias da semana passada, estivemos participando do Fest Cineamazônia através do Projeto Itinerância nos distritos do baixo Madeira São Carlos, Nazaré e Calama. Nossa participação atendeu o convite

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE NAS MONTANHAS GELADAS DO PERU

Se Cusco está a quase 4 mil metros acima do nível do mar, a comunidade de Amaru – povo contemporâneo dos Incas – vive a 4,3 mil. é um frio