FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM VISTA ALEGRE DO ABUNÃ

O Festcineamazônia Itinerante realizou nessa terça-feira 20 apresentação no distrito de Vista Alegre do Abunã, a primeira de trás apresentações na região da Ponta do Abunã, que inclui também no roteiro Nova California e Extrema.

“é uma satisfação voltar para Vista Alegre, esta é a quarta vez que o festival se apresenta aqui no distrito”, disse a organizadora do festival, Fernanda Kopanakis. A sessão ocorreu na quadra poliesportiva do distrito e o administrador, Agenor Oliveira, destacou a importância do evento para a cultura e lazer da localidade, desassistidos e distantes do centro dos poderes públicos. “O Estado é ausente aqui. são iniciativas como essa, geralmente da iniciativa privada, que oferecem um pouco de cultura e de lazer para a população.”

Nessa sessão uma novidade: a pequena Fernanda Araújo, 10 anos, apresentou três canções em gaita de ponto. Fernanda toca gaita há um ano, aprendeu com Valdir Alves Pereira, que se mudou para o distrito pouco antes. Hoje, Pereira, que toca violão e acordeão, quer montar uma escola de música no distrito. “Falta um pouco de apoio para construir a sede e comprar os instrumentos. Já tenho 9 alunos, mas a demanda aqui é muito mais alta”, ele diz.

Vista Alegre é um distrito da frente de expansão da indústria madeireira, e possui um grande rebanho de gado. A falta de regularização fundiária é um dos maiores problemas locais, e que tem gerado violência extrema. O lider rural Adelino Ramos, conhecido como Dinho, foi assassinado em maio de 2011, enquanto vendia verduras, junto de sua família. Um suspeito da execução do crime foi preso.

O Festcineamazônia® Itinerante tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, Prefeitura do Municipio de Porto Velho através da SEMED e Fundação Iaripuna, Governo do Estado de Rondonia – SECEL e SEDUC.

Previous CINEMA BANDEIRANTE
Next Diário de Bordo - VISTA ALEGRE DO ABUNÃ

Você também pode gostar

INTEGRAÇÃO DO FESTICINEAMAZONIA CHEGA DESTA VEZ A VERSALLES BOLÍVIA.

Pouco carrega a comunidade boliviana Versalles da pompa que o nome poderia indicar.  Algumas dezenas de choupanas de madeira com cobertura de palha às margens do rio Guaporé e moradores

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É ATRAÇÃO NO BAIXO RIO MADEIRA

O cinema e circo chega ao Baixo rio Madeira com a edição itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia. A partir desta quinta-feira (6) até

AMAZÔNIA: A MAIS COMPLETA TRADUÇÃO.

A mais completa tradução da Amazônia é a sua recente produção cinematográfica.