FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2015 NA BOLÍVIA

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2015 NA BOLÍVIA

FestCineAmazônia é exibido em 6 comunidades bolivianas

Por Texto: Felippe Jorge Kopanakis – Foto: Gavin Andrews


 

A viagem do FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé por terras bolivianas começou na cidade de Guayaramerin no sábado, 04 de julho. Ponto de partida da expedição, a cidade se localiza a frente de Guajará-Mirim, no Brasil, separada por uma grande ilha no meio do Rio Mamoré. Partindo do porto ao lado do terminal portuário Walter Justiniano, o barco E. Canuto, que transportou a expedição, saiu debaixo de uma fina chuva e um vento frio, resultado da mudança abrupta das condições climáticas.

Foram seis comunidades bolivianas visitadas pelo FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé ao longo dos rios Mamoré e Guaporé. Mesmo cada uma tendo a sua cultura própria e seus traços característicos, algumas coisas em comum as ligam. A primeira era a recepção à equipe do FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, sempre realizada pelas crianças e com os moradores exibindo generosos sorrisos. Outro traço marcante e comum a todas são os fortes investimentos em obras de infraestrutura realizadas pelo governo do presidente Evo Morales. Abertura de estradas, coleta, tratamento e distribuição de água, ampliação das redes de energia e telefonia, programa habitacional e mais recentemente a chegada do gás a todas as residências.

A economia nestas localidades está sendo aquecida também por medidas governamentais. Até pouco tempo atrás, a venda da produção de castanha, amendoim, farinha e pescados, dentre outros, era realizada através da figura do atravessador, hoje praticamente abolida com a compra sendo realizada diretamente pelo governo junto aos produtores. Tal medida veio agregar valor e entusiasmar as pessoas, reaquecendo a economia e incentivando as pessoas a investirem em suas produções.

A primeira cidade visitada pelo FestCineAmazônia Itinerante 2015  Itinerante 2015 – Vale do Guaporé foi San Lorenzo, no dia 06 de julho, uma segunda tranquila. Logo na chegada, a equipe foi posta à prova: um desafio de futebol entre a seleção local e os integrantes da expedição como sinal de integração e amizade, resultando em um empate. San Lorenzo esconde um tesouro arqueológico em suas ruas. Com a abertura dos canais para o sistema de água, foram descobertos inúmeros cântaros e vasos com desenhos que remontam há tempos passados. Muitos dos objetos se assemelham as cerâmicas marajoaras, com traços geométricos em baixo relevo.

Serpenteando o rio, visitando cidades dos dois lados da fronteira Brasil-Bolívia, a expedição do FestCineAmazônia Itinerante 2015 Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chega a Buena Vista no dia 10. Toda a comunidade é assentada sobre palafitas e esta característica fez com que o distrito seja conhecido como “palashopping”, com residências e um intenso comércio de portas abertas. Neste local, a exibição dos filmes e o espetáculo do palhaço Kuxixo foi realizada no pátio da “Escuela Telecentro Vuena Vista”.

O FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chega a cidade de Versales no dia 13, comunidade conhecida na região pela fabricação das “chatas”, embarcações típicas utilizadas pela população. A localidade está entre dois parques ambientais: do lado da Bolívia, a Reserva Florestal Iteniz e do lado do Brasil a Reserva Biológica do Guaporé. Nas boas vindas antes dos filmes, autoridades agradeceram a passagem do FestCineamazonia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, lembrando que este é um momento aguardado por todos durante o ano e motivo de festa.

Em Mateguá, onde o FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé foi exibido no dia 15 de julho, uma placa no porto recepcionou a equipe, com os dizeres “desfrute de nossa natureza e respeite o meio ambiente”. Mateguá é composta por cerca de 30 famílias que vivem da coleta da castanha e do amendoim e destas, nove pertencem a uma religião denominada Novo Pacto de Israel, formada por bolivianos e peruanos que seguem o Antigo Testamento, conhecidos por serem exímios agricultores a procura da terra prometida, ou um lugar ideal para as práticas agrícolas. Vestem-se de forma tradicional, os homens com longas barbas e as mulheres com turbantes, nunca cortam os cabelos e, apesar de viverem territorialmente separados do núcleo de Mateguá, são parte integrante da sociedade local e vieram todos para assistir ao FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé.

Cafetal e Remanso foram as últimas localidades visitadas pelo FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, nos dias 18 e 19 de julho. Próximas uma da outra a apenas trinta minutos de barco as cidades são postos avançados da Armada Boliviana. Em Cafetal é forte a presença dos militares, todos da Base Militar Ramon Dário, local onde durante três meses o atual presidente Evo Morales esteve preso por sua oposição ao governo da época. Durante a noite, com a exibição dos filmes e do espetáculo circense, todos os militares vieram com roupa de gala para prestigiar o evento.

Na comunidade de Remanso, foi forte também a presença dos militares durante o FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé. Foi aqui que a equipe recebeu das autoridades do Governo Autônomo Municipal de Baures, através da sub-prefeitura de Remanso o título de “Hóspede Ilustre”, pelos relevantes serviços prestados e pela importância do FestCineamazonia, que todos os anos é exibido na comunidade.

Em todas as cidades da Bolívia onde foi exibido o FestCineAmazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, sejam elas de agricultores, comerciantes ou militares, a recepção e a felicidade da população estava estampada nos rostos e sorrisos. Altamente hospitaleiros e receptivos, os bolivianos participaram de forma ativa na programação dos filmes e principalmente durante os espetáculos do palhaço Kuxixo, que ressaltou que a Bolívia “foi um dos lugares onde o público participou de forma mais ativa, brincando, se alegrando e vibrando com as nossas palhaçadas”.

 

O FestCineAmazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundação Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e IPHAN.

O FestCineAmazônia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2015 NO VALE DO GUAPORÉ
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2015 NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO GUAPORÉ

Você também pode gostar

BELÉM RECEBE HOJE FEST CINEAMAZÔNIA ITINERANTE

A capital paraense, Belém, recebe nesta segunda-feira (15/03), a mostra itinerante do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia 2010. A primeira exibição ocorreu as 9h30,

PARCERIA COM UNIVERSIDADE DE COIMBRA EXIBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Poucos meses antes de a ONU reunir as maiores lideranças globais na Rio+20, a tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, vai sediar um grande encontro sobre a Amazônia, antecipando temas

Cineamazonia Itinerante – 16ª Edição exibe filmes na Bolívia

  Como parte do projeto da mostra de filmes da 16ª Edição do Cineamazônia Itinerante, serão exibidos em quatro cidades da Bolívia, as margens do Rio Guaporé, com a seguinte