DEBATE: É DE POESIA QUE O MUNDO PRECISA.

Definir o que é ou não poesia é tarefa que poucos ousariam encarar. É um eterno enigma a ser decifrado. Mas uma coisa é certo que ninguém duvida. É de poesia que o mundo precisa. O Festcineamazônia sabe disso. Nas edições do festival há sempre um espaço dedicado à poesia, com debates que acabam por se tornar um momento em que estudantes de Porto Velho, estimulados pelos debatedores, soltam a veia poética. Tem sido assim e assim será mais uma vez no dia 8 de novembro, às oito da manhã no Teatro Banzeiros.

Na edição 2013, os convidados são o músico e escritor Jorge Mautner, o poeta amazonense Dori Carvalho, o cantor e compositor Sergio Ricardo e Carlos Moreira, um dos mais conhecidos poetas de Rondônia.

É um debate livre. Cada um dos convidados terá um tempo de 15 a 20 minutos para explanar sobre o tema. Depois, conversarão entre si, num bate-papo solto, mediado pela professora  de Literatura Brasileira e Portuguesa Ana Maria Felipini Neves, da Universidade Federal de Rondônia.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

O formato do debate já mostra que a poesia possui um alcance maior e mais amplo. Na carreira de Jorge Mautner, há tanto a dedicação a livros como o poético e contracultural ‘Narciso em Tarde Cinza’ como imersões em filmes alternativos e música pop que influenciou movimentos musicais diversos como o Tropicalismo e o Manguebeat. São dele canções como ‘O Vampiro’ e ‘ Maracatu Atômico’.

O amazonense Dori Carvalho é ator, diretor, professor de teatro, videomaker, cronista, produtor cultural e poeta. Fez parte de espetáculos como ‘Elogio da Preguiça’, de Márcio Souza e ‘Aquela Outra Face da Tribo’, de Aurélio Michiles. No cinema, participou dos filmes ‘A Cor dos Pássaros’ e ‘Bad Boy – Rennen am Aquator’ produções alemães do diretor austríaco Herbert Brödl. Participa também do elenco de ‘O Cineasta da Selva’ (1997), produção brasileira de Aurélio Michiles e do filme ‘Nas Asas do Condor’ (2007), dirigido por Cristiane Garcia e baseado no conto de Milton Hatoum.

Com 16 discos na carreira, Sergio Ricardo é, para muitos, o participante de um festival de música que partiu o violão, em protesto contra as vaias recebidas durante a execução da música ‘Beto bom de Bola’. Na verdade, essa acaba por ser uma injustiça histórica. Sergio Ricardo faz parte dos primeiros times da Bossa Nova e depois, vivenciando o clima político dos anos 60, embrenhou-se também em canções engajadas. Fez, inclusive, a trilha sonora de ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’, clássico de Gláuber Rocha.

Carlos Moreira é poeta e compositor. Publicou “Evangelho Segundo Ninguém” e “Duas Palavras” pela Edufro, “Tetralogia do Nada” pelo Clube dos Autores e, recentemente, “Cardume”, pela Editora Valer. Publicou também “Viagem de Cores e Sonhos”, comemorando uma década de Festcineamazônia e recentemente teve poemas seus publicados na revista Ciência e Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. É autor de roteiros poéticos para filmes com Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, entre eles os premiados “Nada é Longe” e “Quilombagem”.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Previous CRISTINA LAGO SERÁ A MESTRE DE CERIMÔNIAS DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013.
Next PROGRAMAÇÃO FESTCINEAMAZÔNIA 2013, UM FILME DE AMOR Á NATUREZA

Você também pode gostar

Sali Hughes on facial sunblocks

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

MORADORES DOS DISTRITOS DE PORTO VELHO LOTAM SALAS DE CINEMA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

    Casa cheia! Os moradores dos distritos de Rio Pardo, Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná lotam as apresentações de cinema, vídeos ambientais e circo do Festival Latino Americano

A QUILOMBOCLAGEM CINÉFILA JÁ VAI COMEÇAR!

Enquanto o mundo discute o futuro do planeta na Conferência Rio mais 20, o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia lava a calçada da OAB e o desembargador Vulmar Araújo