DEBATE: É DE POESIA QUE O MUNDO PRECISA.

Definir o que é ou não poesia é tarefa que poucos ousariam encarar. É um eterno enigma a ser decifrado. Mas uma coisa é certo que ninguém duvida. É de poesia que o mundo precisa. O Festcineamazônia sabe disso. Nas edições do festival há sempre um espaço dedicado à poesia, com debates que acabam por se tornar um momento em que estudantes de Porto Velho, estimulados pelos debatedores, soltam a veia poética. Tem sido assim e assim será mais uma vez no dia 8 de novembro, às oito da manhã no Teatro Banzeiros.

Na edição 2013, os convidados são o músico e escritor Jorge Mautner, o poeta amazonense Dori Carvalho, o cantor e compositor Sergio Ricardo e Carlos Moreira, um dos mais conhecidos poetas de Rondônia.

É um debate livre. Cada um dos convidados terá um tempo de 15 a 20 minutos para explanar sobre o tema. Depois, conversarão entre si, num bate-papo solto, mediado pela professora  de Literatura Brasileira e Portuguesa Ana Maria Felipini Neves, da Universidade Federal de Rondônia.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

O formato do debate já mostra que a poesia possui um alcance maior e mais amplo. Na carreira de Jorge Mautner, há tanto a dedicação a livros como o poético e contracultural ‘Narciso em Tarde Cinza’ como imersões em filmes alternativos e música pop que influenciou movimentos musicais diversos como o Tropicalismo e o Manguebeat. São dele canções como ‘O Vampiro’ e ‘ Maracatu Atômico’.

O amazonense Dori Carvalho é ator, diretor, professor de teatro, videomaker, cronista, produtor cultural e poeta. Fez parte de espetáculos como ‘Elogio da Preguiça’, de Márcio Souza e ‘Aquela Outra Face da Tribo’, de Aurélio Michiles. No cinema, participou dos filmes ‘A Cor dos Pássaros’ e ‘Bad Boy – Rennen am Aquator’ produções alemães do diretor austríaco Herbert Brödl. Participa também do elenco de ‘O Cineasta da Selva’ (1997), produção brasileira de Aurélio Michiles e do filme ‘Nas Asas do Condor’ (2007), dirigido por Cristiane Garcia e baseado no conto de Milton Hatoum.

Com 16 discos na carreira, Sergio Ricardo é, para muitos, o participante de um festival de música que partiu o violão, em protesto contra as vaias recebidas durante a execução da música ‘Beto bom de Bola’. Na verdade, essa acaba por ser uma injustiça histórica. Sergio Ricardo faz parte dos primeiros times da Bossa Nova e depois, vivenciando o clima político dos anos 60, embrenhou-se também em canções engajadas. Fez, inclusive, a trilha sonora de ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’, clássico de Gláuber Rocha.

Carlos Moreira é poeta e compositor. Publicou “Evangelho Segundo Ninguém” e “Duas Palavras” pela Edufro, “Tetralogia do Nada” pelo Clube dos Autores e, recentemente, “Cardume”, pela Editora Valer. Publicou também “Viagem de Cores e Sonhos”, comemorando uma década de Festcineamazônia e recentemente teve poemas seus publicados na revista Ciência e Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. É autor de roteiros poéticos para filmes com Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, entre eles os premiados “Nada é Longe” e “Quilombagem”.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Previous CRISTINA LAGO SERÁ A MESTRE DE CERIMÔNIAS DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013.
Next PROGRAMAÇÃO FESTCINEAMAZÔNIA 2013, UM FILME DE AMOR Á NATUREZA

Você também pode gostar

DIÁRIO DE BORDO – RIO PARDO

A chuva se anuncia com uma massa de um volume imenso de nuvens sobre as pequenas casas, a frágil estrada de terra e a mata enfraquecida. Despencou no final da

The Homesman rides, The Expendables assemble

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

BELÉM RECEBE HOJE FEST CINEAMAZÔNIA ITINERANTE

A capital paraense, Belém, recebe nesta segunda-feira (15/03), a mostra itinerante do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia 2010. A primeira exibição ocorreu as 9h30,