INTEGRAÇÃO DO FESTICINEAMAZONIA CHEGA DESTA VEZ A VERSALLES BOLÍVIA.

Pouco carrega a comunidade boliviana Versalles da pompa que o nome poderia indicar.  Algumas dezenas de choupanas de madeira com cobertura de palha às margens do rio Guaporé e moradores que não conjugam com facilidade no cotidiano o verbo apressar. Mulheres lavam roupas à beira do rio, enquanto jovens jogam futebol no campinho de gramado irregular, centenas de metros adiante. Foi nessa calmaria que o Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia Itinerante aportou em Versalles. O circo, a música, a poesia e o cinema encontraram ambiência perfeita entre os moradores de Versalles.

Em algumas casas, a televisão ligada em uma novela. Todas as antenas parabólicas captam os sinais das TVs brasileiras. Tornou-se um hábito. Mas a lua cheia testemunhou a alteração da rotina dos moradores locais.

À tarde, o cantor Bado foi procurado por um antigo morador. Antonio Sosa queria mostrar ao músico rondoniense uma cantiga distante no tempo, mas presente na memória de Antonio, desde quanto era um ‘niño’ e a ouviu de um palhaço num circo mambembe. O palhaço derramava uma lágrima ao cantá-la e isso jamais saiu da memória afetiva de Antonio. Bado aprendeu a melodia e tentou convencer o velho Antonio a cantar com ele. A timidez falou mais alto, no entanto.

Mas se essa participação musical não ocorreu, o contrário se viu na apresentação do palhaço argentino Martinez, que teve mais uma vez uma grande aceitação do público. A facilidade da língua provocou uma identidade imediata com a plateia. Da mesma forma, o escritor português José Luís Peixoto, leu três poemas em versão espanhola para melhor compreensão de todos.

Versalles tem uma faceta curiosa. É um vilarejo pequeno, mas que crê na possibilidade de retorno financeiro a partir de atividades turísticas. Há um hotel não muito longe da comunidade, que leva turistas estrangeiros a Versalles. De lá, os visitantes são levados por alguns dos moradores para pescar em um braço do rio Guaporé.

Além dessa incipiente atividade ligada ao turismo, a comunidade sobrevive da extração de castanha e madeira e de pequenas agriculturas. Um telefone comunitário é a principal porta de contato com o mundo. A chegada de um evento como o Festcineamazonia se torna um acontecimento local.

O Festival de Artes Integradas – Festcineamazonia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia.

Previous COSTA MARQUES RECEBE O FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE
Next PEDRAS NEGRAS FOI A SEGUNDA COMUNIDADE QUILOMBOLA VISITADA PELA ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZONIA 2013 NO VALE DO GUAPORÉ

Você também pode gostar

TUDO PRONTO PARA MAIS UMA ETAPA DO FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS-FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE.

O festival percorrerá de 12 a 21 de setembro 6 cidades do Amazonas, Acre, Peru e Bolívia. A Itinerancia começa em Humaitá-AM, no dia 12, a caravana parte de Porto

ACRE RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2012

Um mastro com mais de 50 metros de altura tremula a bandeira do Acre. Foi este o espaço escolhido para a ralizaçao do Festcineamazonia Itinerante 2012. O calçadão da Gameleira,

Ailton Krenak, militante das causas indígenas, é homenageado no Cineamazônia

Foi como se tivesse sido uma grande aula de vida. A homenagem feita pelo Cineamazônia ao militante das causas indígenas Ailton Krenak transformou-se num momento de crítica ao atual momento