MORADORES DOS DISTRITOS DE PORTO VELHO LOTAM SALAS DE CINEMA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

 

 

Casa cheia! Os moradores dos distritos de Rio Pardo, Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná lotam as apresentações de cinema, vídeos ambientais e circo do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia Itinerante nas localidades.  Outros dez distritos vão receber o festival nos próximos dias. A etapa nos distritos iniciou nesta segunda-feira e vai até o dia 9 de dezembro, no Baixo Rio Madeira.

Nem a chuva e a lama impediram a realização do festival na comunidade de Rio Pardo, aproximadamente 180 quilômetros de Porto Velho, na última segunda-feira (19/11). A mistura de cinema e circo mudou a rotina dos moradores do vilarejo. A noite foi especial com muitos filmes e peça circense.

Em Jaci Paraná, cerca de 90 quilômetros da capital, na terça-feira (20/11) os moradores também lotaram a sala de projeção em uma tenda circense e puderam se divertir com as exibições de filmes de animação ficção e documentário. Além da atração “O Circo de um homem só”.

Nova Mutum Paraná, aproximadamente 110 quilômetros de Porto Velho, mais um grande público compareceu ao evento na quarta (21/11). Crianças, adolescentes e adultos encantados e com os olhos fixos nas cenas dos filmes e na apresentação do palhaço, criado e realizado pelo ator e diretor João Lima, que faz, sozinho, um espetáculo de circo completo.

O Festcineamazônia Itinerante leva programação gratuita para os moradores dos distritos de Porto Velho como forma de integração cultural através do cinema. Além de filmes e vídeos, o festival apresenta ainda, show circense “Circo de um homem só”, do ator e diretor João Lima.

A cada ano o Festcineamazônia realiza a etapa itinerante como forma de divulgar o cinema nacional em comunidades sem salas de projeção. São escolhidos filmes e vídeos que participam da Mostra Competitiva do festival em Porto Velho, realizado no começo de novembro deste ano. Produções convidadas também são inclusas na programação.

O festival faz parte da Rede de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE APRESENTA PEÇA CIRCENSE NOS DISTRITOS DE PORTO VELHO
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É DOCUMENTADO POR UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA HISTÓRIA DE RO

Você também pode gostar

FEST CINEAMAZÔNIA ITINERANTE SEGUE PARA MACAPÁ

Durante a realização da etapa de Boa Vista foi anunciada a criação do Cineclube da UFRR

COM VOCÊS, PALHAÇO TITETÊ – QUANDO A FILOSOFIA E A PALHAÇADA SE ENCONTRAM

Paletó preto – cheio de surpresas, desajeitado, minúscula cartola de lantejoulas cintilantes na cabeça. Voz estridente e gargalhada, ora cínica, debochada; ora ingênua. Maleta marrom, de outros tempos, surrada, como

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO NA COMUNIDADE BOLIVIANA DE BUENA VISTA

Após uma curva de Rio Guaporé e parte da manhã navegando, no começo da tarde do dia 14 de agosto, o batelão “Pato Selvagem” que leva a equipe do Festcineamazônia