TAQUARI RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

TAQUARI RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No último dia 06 de setembro, a cidade de Rio Branco, no AC, recebeu o Festcineamazonia Itinerante, que leva cinema, circo e música para diversas comunidades na Amazônia. O local escolhido para a apresentação foi o bairro do Taquari, no segundo distrito da capital acreana. A coordenação do evento priorizou o bairro justamente por estar localizado em uma área periférica, de alta vulnerabilidade social, que sofre frequentemente com as alagações do Rio Acre.

“A nossa proposta é chegar em locais que não existam ações sociais e culturais. Levar o cinema, a magia do circo e da música para populações carentes. Recompensador ver a alegria o brilho no olhar de crianças que nunca viram um filme na tela grande” – explicou a produtora do evento Fernanda Kopanakis, ao olhar o animado público de quase 200 pessoas, sobretudo, infantil.

Para a ação no bairro contou-se com o apoio da comunidade que recebeu o evento de braços abertos. O grupo de dança RAC, liderado pelo jovem Jeverson Rodrigues, o Jevex, que desenvolve um trabalho cultural e social com os jovens do lugar, abriu a exibição dos filmes com um número de eletro dance.

Segundo Jevex, o bairro é tão carente de eventos culturais, tão distante das atividades que acontecem com frequência no centro da cidade, que os jovens acabam sendo vítimas fáceis das drogas e do tráfico. Assim, seu grupo é um pequeno farol que tem despertado a juventude para a potencialidade transformadora da arte, no caso, da dança.

“Quando chega um evento cultural por aqui, qualquer boa iniciativa, abraçamos com força. Pois sabemos da importância de boas parcerias e da cultura em nossa comunidade”, concluiu Jevex.

Além das exibições de curtas-metragens nacionais, a edição itinerante do festival conta com as apresentações do músico Rodolfo Minari – que vive no Acre e canta temas da cultura amazônica, misturando elementos do imaginário tradicional, indígena e caboclo – e da palhaça rondoniense Teteia.

Depois de quase 20 dias navegando pelo Vale do Guaporé, em Rondônia, o Festcineamazônia Itinerante iniciou sua segunda etapa na cidade Humaitá, no Amazonas e segue pela estrada do Pacífico até o Peru, na cidade de Iñapari e Ibéria. No trajeto ainda, irá realizar apresentações em Capixaba, AC e na cidade boliviana de Cobija.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Lei Rouanet, Ministério da Cultura, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZONIA COMEÇA MAIS UMA ETAPA DA ITINERANCIA 2014, DESTA VEZ HUMAITÁ NO AMAZONAS SERÁ O PONTO DE PARTIDA.
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 200 PESSOAS EM CAPIXABA

Você também pode gostar

Paris fashion week AW14: the 10 key trends – in pictures

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

PEDRAS NEGRAS FOI A SEGUNDA COMUNIDADE QUILOMBOLA VISITADA PELA ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZONIA 2013 NO VALE DO GUAPORÉ

O assassinato do líder quilombola paraense Teodoro Lalor de Lima em Belém, no Pará, foi lembrado pela organização do Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia Itinerante. Na abertura da noite de apresentação

ÉVORA – PORTUGAL APLAUDE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

“Cinema, se mima, se leva, se vai/ se cega, se neva, cinema, se cai/ cinema, se brinca, se trinca, não vai/ se afina, se anima, cinema, não cai”. O trecho