FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA ARTE A OITO LOCALIDADES

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA ARTE A OITO LOCALIDADES

Circo, palhaço, cinema ambiental. é a trupe do FestCineamazonia que não pára e põe o pé na estrada outra vez para levar arte a várias comunidades da Grande Porto Velho. A Caravana da Cultura parte rumo à Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Abunã, Nova Mutum, União Bandeirantes e Jacy Paraná.

Um comboio, formado por caminhão, van e carros de apoio, leva equipe, equipamentos e farto material de entretenimento, arte e reflexão. O riso estará garantido, pois ninguém resiste às brincadeiras do palhaço Bicudo.
“Unimos nossa vontade de realizar com a sede de arte dessa gente que não pára de sonhar”, diz Jurandir Costa, o curador do Festival.
Consta ainda da itinerância, a produção de um documentário, tendo como personagem o colunista Silvio Santos – o Zé Katraca. O filme se chamará Cine Poeira, em homenagem ao primeiro cinema de Porto Velho, instalado pelo cineasta Victor Hugo, fundador da Radio Caiari.
é apenas a primeira etapa do Festival Itinerante, que também  está em toda a Amazônia, rompeu fronteiras, foi a vários países vizinhos, Colombia, Peru, Bolívia, a Portugal e à áfrica. Para os organizadores do Festival, a itinerância é uma das formas pelas quais foi possível estabelecer maior intercâmbio com povos de cultura e costumes diferentes.
Exemplo desse enriquecimento advindo da troca de idéias, são as participações cada vez mais freqüentes de produções estrangeiras na mostra. Este ano, por exemplo, houve trabalho de Portugal, Peru e dos Estados Unidos. “Nunca foi fácil realizar o Festival. Dá um trabalho danado, mas no final é isso aí que todo mundo está testemunhando. Isso é muito gratificante”, considera Jurandir.
O Fest Cineamazônia Itinerante 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Jornal Folha de Rondônia, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.

Você também pode gostar

Cineamazônia Itinerante começa atividades n...

A noite da quarta-feira (23) foi bastante especial para o Cineamazônia Itinerante: o projeto iniciou suas atividades no espaço comunitário da Resex Rio Ouro Preto, que fica a 50 quilômetros

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE – ROMPENDO...

Diversos países e comunidades recebem a Itinerância do Festival Ambiental Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros   Portugal, África, Vale do Guaporé, Amazonas, Acre, Bolívia e Peru. Floresta, mar,

VERSALLES – BOLÍVIA RECEBE O FESTCINEA...

Comunidade boliviana, de nome francês, acolhe o Festival de coração aberto. Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros     A comunidade de nome afrancesado: Versalles, localizada nas margens bolivianas

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!