FESTCINEAMAZONIA, UMA NOITE DE SURPRESA EM PORTO ROLIM.
Ao final da última poesia, o escritor português José Luís Peixoto diz que há uma pequena surpresa para o público. Ladeado pelo cantor e violonista Bado e pelo palhaço Martinez, empunhando um acordeão, Peixoto recita o poema Cinema ao som de uma melodia melancólica e suave, criada por Martinez e Bado ao longo da viagem. “É a primeira vez que fazemos isso”, disse o escritor. Em silêncio, a plateia de Porto Rolim de Moura do Guaporé, ouviu embevecida a composição.
Esse foi um dos momentos em que a apresentação do Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia Itinerante ganhou contornos diferentes das apresentações ocorridas até então ao longo do Vale do Guaporé.
Em Porto Rolim, com um público majoritariamente formado por crianças e adolescentes, o palhaço Martinez fez uma das apresentações mais fortes de toda a expedição. Isso porque a participação do público foi mais intensa. “Foi surpreendente e mágico”, disse o palhaço depois do espetáculo.
A apresentação em Porto Rolim, foi gravada na íntegra pela equipe do Festcineamazonia. Será editado um vídeo especial da itinerância a partir dessa gravação. A performance de José Luís Peixoto, Bado e Martinez também é um ponto culminante de um pequeno documentário feito pelo português Ricardo de Almeida, a partir do encontro de três artistas que não se conheciam e passaram a conviver juntos durante a itinerância. A criação e parceria foi uma consequência desse convívio.
A localidade rondoniense é um ponto de encontro de pescadores do Brasil inteiro. A partir do mês de setembro esses turistas começam a aflorar em Porto Rolim, atrás da quantidade generosa de peixes que ainda pululam no rio local. É uma das maiores concentrações de jacarés também.
O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.
Você também pode gostar
AMAZÔNIA: A MAIS COMPLETA TRADUÇÃO.
A mais completa tradução da Amazônia é a sua recente produção cinematográfica. é a mais completa porque é a mais recente. Beneficiou-se de uma rica e diversificada história cultural e
FESTICINEAMAZÔNIA INICIA SUA ITINERÂNCIA DE 2015
CINEMA, CIRCO E MÚSICA NOS DISTRITOS DE PORTO VELHO Por Eduardo Kopanakis Em maio de 2015, o FESTCINEAMAZÔNIA retoma a sua circulação, iniciando sua trajetória por nove distritos de
CINEMA NA FLORESTA
A comunidade Rio Pardo, localizada dentro da Floresta Nacional Bom Futuro, recebeu a itinerância do FestCineAmazonia – Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo Ambiental, nesta sexta-feira, 16 de dezembro. Mesmo