EXTREMA, DISTRITO DE PORTO VELHO, RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA 2015

EXTREMA, DISTRITO DE PORTO VELHO, RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA 2015

Comunidade aguarda ansiosa a noite de exibição

Por Sérgio Carvalho com Fotos de Talita Oliveira


 

Depois de uma noite de grande alegria em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho, Rondônia, com exibições de filmes e espetáculo da palhaça Tetéia, para um público de mais de trezentas pessoas, nesta terça-feira, 26 de maio, o FESTCINEAMAZONIA repete o êxito no distrito de Extrema, no ginásio da escola 13 de maio.

David de Souza Lima, de 12 anos, estudante da escola 13 de maio, entusiasmado, foi um dos primeiros a chegar no local da exibição e contou que espera desde o ano passado o FESTCINEAMAZONIA retornar, pois diverte-se muito com os números de palhaço e gosta dos filmes, pois o faz refletir sobre a natureza. O garoto era pura emoção e ansiedade.

Para o repositor Jedaias Santos Nascimento, que trouxe a filha mais nova, diz que é muito bem-vindo o projeto na comunidade, pois existe pouca opção cultural para as crianças, mesmo para os jovens. Assim, o FESTCINEAMAZONIA, acaba por ter um importante papel na formação da juventude local. Comenta, ainda, que eles aguardam com ansiedade a data do evento: “Que bom ele ter continuidade, assim, cria esta expectativa gostosa. Obrigado FESTCINEAMAZONIA, por nunca nos esquecer”, conclui.

Com um público médio de duzentas pessoas, que encheram o ginásio, sobretudo, de crianças, o evento contou com uma variedade de curtas metragens latino americanos e finalizou com a apresentação de Suely Rodrigues, a palhaça Tetéia, que por onde passa, arranca gargalhadas de crianças e adultos.

Carente de ações culturais, os distritos de Porto Velho acabam por criar um laço afetivo com o projeto, que a médio e longo prazo, contribui com a formação de público local e, com seus filmes que tratam da conscientização ambiental, torna-se um importante instrumento de reflexão para a juventude.

A equipe do FESTCINEAMAZONIA, após projeções em Nova Califórnia e Extrema, continua seu trajeto por Vista Alegra do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná, todos distritos de Porto Velho, Rondônia. Após esta etapa de sua Itinerancia 2015, vai, ainda, percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Você também pode gostar

EMBAIXADA AMERICANA E TV RONDÔNIA LEVAM EXPO...

Painéis com citações dos diários dos desbravadores Rondon e Roosevelt de 1914-1915, além de  fotografias cedidas pelo Museu do Índio do RJ, pela Biblioteca do Museu Americano de História Natural

Cineamazônia Itinerante faz atividades em Fo...

Logo após passar por San Lorenzo (na Bolívia) e o distrito de Surpresa, no início do final de semana o Cineamazônia Itinerante chegou a uma das regiões históricas mais importantes

Extrema lota atividade do Cineamazônia Itine...

Após as atividades em Capixaba (AC) e Nova Califórnia, o Cineamazônia Itinerante seguiu para a maior cidade na Ponta do Abunã: Extrema, com quase 7 mil habitantes e distante cerca

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!