A NOITE FOI DE FESTA NO TERREIRO

Em 2012, o vídeo ‘Cowboy’ foi uma das grandes surpresas do Festcineamazônia. O roteiro inventivo chamou a atenção para o diretor do curta. Premiado, Tarcísio Lara Puiati se disse encantado com Rondônia. Não foram meras palavras. O curta-metragem ‘Quimera’, filmado às margens do Rio Madeira com atores locais de Porto Velho, é resultado, entre outras coisas, do encantamento de Lara com o modo de falar e viver do Rondoniense. O filme já havia sido exibido em São Paulo, Goiânia e Manaus. E foi com entusiasmo que o elenco subiu ao palco do Teatro Banzeiros na noite de sexta-feira para falar a um teatro lotado sobre o filme.

Têm sido assim, recheados de emoção, os dias do Festcineamazônia 2013. Denúncias sócio-ambientais, posicionamentos políticos, declarações de amor à arte e à cultura são algumas das formas encontradas pelos participantes para aderir à ideia do festival. Muitos filmes também encarnam esse espírito. Na sexta-feira também foi a vez de outro filme que desperta reações fortes. ‘O Homem que matou Deus’, dirigido pelo francês Noé Vitoux é certeza de polêmica.

No curta, Wem Tom, um jovem indígena de uma aldeia amazônica, percebe que não sobrou caça na floresta e decide sair para caçar homens brancos. As cenas fortes em alguns momentos provocam as mais diversas reações. Celso Oro Eu, indígena co-diretor do filme e  Noé Vitoux subiram ao palco para explicar um pouco a obra.

Mas a noite também foi de festa no terreiro. O projeto ‘Cinema no Terreiro’ exibiu o filme ‘Pastinha! Uma vida pela capoeira’, dirigido por Antonio Carlos Muricy. Esse ano o local escolhido para exibição foi a Associação Espiritualista Ilê Axê Xire Oya, no adequado bairro de nome Socialista.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Previous TABA DO CACIQUE FOI PALCO DA NOITE CINEMA E SAMBA
Next VENCEDORES DO FESTCINEAMAZÔNIA SERÃO CONHECIDOS HOJE.

Você também pode gostar

A PEDRA NEGRA: SENHOR AMBRÓSIO

Junto com o músico Rodolfo Minari, aproveitamos a tarde na comunidade quilombola de Pedras Negras, no Rio Guaporé, para procurar personagens interessantes e tentar entender um pouco melhor a história

MATEGUÁ-BOLÍVIA, A HARMONIA DAS ARTES COM O FESTCINEAMAZONIA

Numa pequena escola de madeira, 13 crianças ouvem as histórias contadas pelo escritor português José Luís Peixoto. Alguns metros adiante há dois barracões de madeira para a estocagem de castanha.

FEST CINEAMAZÔNIA CHEGA AO BAIXO MADEIRA

Chegou a vez de Manicoré (AM) receber o Fest Cineamazônia Itinerante, pelo roteiro da região Norte. A exibição será no domingo (21/03), no Centro Juvenil Salesiano, a partir das 19h30,