FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI EXIBIÇÕES NOS DISTRITOS DA BR-364

Foram mais de 900 quilômetros percorridos no eixo da rodovia BR-364, sentido Acre, nove distritos de Porto Velho beneficiados e mais de duas mil pessoas alcançadas. O Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante concluiu nesta terça-feira (27) no distrito de Nova Califórnia a etapa da itinerância na BR-364. A partir do dia 6 de dezembro o festival inicia a etapa itinerante no Baixo Rio Madeira com exibição de cinema e circo em São Carlos (6/12), Nazaré (7/12), Demarcação (8/12) e Calama (9/12).

A itinerância iniciou no dia (19/11) no distrito de Rio Pardo, passando por Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Os filmes exibidos no Festcinemazônia Itinerante são selecionados na mostra competitiva do festival em Porto Velho, realizado no começo do mês e das produções convidadas da programação. Neste ano o festival leva também aos distritos de Porto Velho a atração circense do artista João Lima o ‘Circo De Um Homem Só’ onde um palhaço faz sozinho um espetáculo de circo completo.

O fotógrafo profissional e documentarista Marcos Santilli acompanha o festival itinerante. Santilli é considerado um dos grandes fotógrafos da história de Rondônia. Realizou diversas expedições ao Estado para documentar a colonização descontrolada da região. Visitou seringais, garimpos, aldeias indígenas e florestas arrasadas.

O Festcineamazônia, um dos maiores projetos culturais da região Norte, existe há 10 anos em Porto Velho e cinco anos de forma itinerante continuada levando cinema para regiões amazônicas e comunidades da língua portuguesa.

O festival faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para a diversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura voltada para o cinema auxiliando na formação de plateia promovendo o contato com a sétima arte.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Créditos fotos: Marcos Santilli/Festcineamazônia Itinerante

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É DOCUMENTADO POR UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA HISTÓRIA DE RO
Next FESTCINEAMAZÔNIA APOIA CRIAÇÃO DO PARQUE DOS BEIRADEIROS EM PORTO VELHO

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA DIVULGA ATIVIDADES DO FESTIVAL 2013.

Entre os dias 5 a 9 de novembro acontece em Porto Velho a 11º edição do Festcineamazônia-Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, com o tema Um filme de amor a

Diário de Bordo – VISTA ALEGRE DO ABUNÃ

O melhor meio de transporte é a roldana. Pensei nisso ao ver os cabos de alta tensão cortando a mata em linha reta. Se fosse possível andar neles em uma

FESTCINEAMAZÔNIA LEVA MUITA CULTURA AOS DISTRITOS DE PORTO VELHO.

A caravana do festival pega a estrada novamente para mais uma noite de apresentações, desta vez o nosso destino foi o distrito de Jaci-Paraná, situado as margens da BR 364