JÚRI INTERNACIONAL INTEGRA COMISSÃO DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013.
Trinta e oito produções estão selecionadas para a edição 2013 do Festcineamazônia e concorrem a 15 premiações, nas categorias animação, ficção, documentário e experimental, além da produção rondoniense, uma categoria à parte.
Voltado ideologicamente à questão ambiental, embora isso não queira dizer que as produções precisem ser panfletariamente ambientais, o Festcineamazônia se caracteriza pela diversidade na premiação e pelo olhar democrático nas escolhas dos premiados.
Isso se deve, em parte, ao corpo de jurados escolhidos a cada ano para escolher as melhores produções concorrentes. Para a edição 2013 os jurados serão Bete Bullara, o canadense Gavin Andrews, Sandro Yuri Saraiva, o panamenho Luis Romero e o espanhol Pedro Fuentes.
Jornalista e fotógrafa, Bete Bullara é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Faz parte da equipe do CINEDUC desde 1975, onde participou de cursos para crianças e adolescentes, treinamento de professores, mesas redondas e palestras, tanto no Brasil como no exterior. Preparou materiais didáticos, tanto teóricos como de exercícios. Atualmente é Secretária Executiva da entidade.
Andrews mora no Brasil desde 2000. É documentarista e fotógrafo. Formado pela Concordia Universidade, em Montreal, tem especialização em Comunicação. Como documentarista do primeiro Ponto de Cultura Itinerante-Fluvial, foi responsável pelo registro audiovisual das expedições, produção de conteúdo para Website e a condução de oficinas de produção de vídeo e fotografia com jovens de comunidades ribeirinhas.
Desde muito cedo na estrada, Sandro Saraiva é um viajante sem fronteiras, como ele mesmo gosta de dizer, um viajante independente, com uma mochila , uma guitarra e um 4trck home Studio nas costas sempre compunha e gravava as músicas por onde passava. Apaixonado por fotografia fez diversas imagens. Nos Andes começou a registrar imagens em movimento, simplesmente para poder colocar em cores as paisagens que conhecia e registrar como músicas. Já participou do festival com dois curtas. Nesta edição será um dos jurados.
Já Romero é diretor, produtor e roteirista de vídeos educativos e documentários, com trabalhos selecionados em festivais internacionais Cuba, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Eslováquia, Guatemala, Argentina, Brasil, Suíça, República Dominicana. Atualmente é diretor da Bolero Films e coordenador geral na República Dominica da campanha ‘coexistir com tudo é viver com tolerância’, desenvolvida pelas Nações Unidas e União Européia.
Pedro Piñeiro Fonte é presidente da Associação Cultural Ecozine e diretor do Festival Internacional de Cinema Zaragoza-Ecozine Environmental Film Festival. É membro da Rede Film Verde. Já participou do júri de vários Festivais como Reunião “Against Silence Todas as Vozes”, Cidade do México (México), Critério Film Festival (Costa Rica), NOVMA Film Festival Santander (Colômbia). É produtor executivo do documentário “A Mulher sem Sombra”, e produtor do documentário “Sucumbios terra sem mal”.
São esses jurados, que irão escolher as seguintes premiações:
Prêmio para Melhor Filme ou Vídeo – 1 câmera de vídeo Digital
Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário
Prêmio Major Reis: Melhor Animação
Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção
Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental
Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro
Prêmio Marina Silva: Melhor Montagem
Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora
Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia
Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem
Prêmio Melhor Direção
Prêmio Melhor Ator
Prêmio Melhor Atriz
Júri Popular : Prêmio Thiago de Mello – Troféu Esperança
Competição de Vídeos Rondonienses:
Prêmio Lídio Sohn – Melhor Produção Rondoniense
O Festcineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho, SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente. /PROCEA (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantil). O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.
Você também pode gostar
PERMISSO, QUERO CONTAR MINHA HISTÓRIA…
Logo ao chegar na pequena comunidade de Mateguá, Rio Guaporé, no dia 19 de agosto, fomos recebidos pela jovem liderança do local, Anselmo Rios Escalera, que depois de nos dar
A ATRIZ CHRISTIANE TORLONI VAI SER HOMENAGEADA PELO FESTCINEAMAZÔNIA 2013- FESTIVAL LATINO AMERICANO DE CINEMA AMBIENTAL.
O nome da atriz foi escolhido como figura pública, do mundo das artes, com imagem em prol de causas ambientais. Torloni esteve à frente do projeto “Amazônia para Sempre”, que
CINEMA NA FLORESTA
A comunidade Rio Pardo, localizada dentro da Floresta Nacional Bom Futuro, recebeu a itinerância do FestCineAmazonia – Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo Ambiental, nesta sexta-feira, 16 de dezembro. Mesmo