PRIMEIRA NOITE DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013

Teatro lotado, discursos emocionados e a chuva amazônica. A noite de abertura do Festcineamazônia edição 2013, teve todos os ingredientes necessários para ficar na memória. Mais maduro, o festival se tornou uma das principais ferramentas de divulgação positiva do estado de Rondônia para o Brasil e o mundo.

Na primeira noite, com apresentação da atriz Cristina Lago, artista que abraçou Rondônia como ponto de partida, Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa, organizadores do Festcineamazônia, lembraram a trajetória dos 11 anos do festival. Num tom emocionado, enfatizaram as dificuldades de percurso e as vitórias alcançadas até então. Foram aplaudidos intensamente por todo o Teatro Banzeiros.

Era a estreia de Cristina Lago como mestre de cerimônia do festival. Nos dois últimos anos o ator Gero Camilo apresentou as noites do Festcineamazônia. A atriz lembrou ter sido premiada na edição 2012 do festival.

Se houve espaço para a emoção e para celebração,a primeira noite do festival também reservou lugar para a denúncia, a tomada de consciência ambiental, uma das missões do Festcineamazônia. O filme convidado exibido, ‘Democracy’, mostra ângulos diferentes de projetos hidrelétricos em países distantes como Brasil e Turquia, mas trazendo as mesmas características. Impactos ambientais superiores aos benefícios e a voz do capital falando mais alto.

A música se fez presente com o show da cantora Simone Guimarâes, que surpreendeu os que não a conheciam ainda e empolgou os que vem acompanhando as mais de duas décadas de carreira da cantora.

A mostra competitiva inicia a partir desta quarta-feira, com exibições de filmes à tarde e à noite.

O Festcineamazônia  – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio – Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA 11ANOS- FILMES DA MOSTRA COMPETITIVA:
Next TABA DO CACIQUE FOI PALCO DA NOITE CINEMA E SAMBA

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO NA COMUNIDADE BOLIVIANA DE BUENA VISTA

Após uma curva de Rio Guaporé e parte da manhã navegando, no começo da tarde do dia 14 de agosto, o batelão “Pato Selvagem” que leva a equipe do Festcineamazônia

Tom político e homenagem marcam o quarto dia de festival

Festival lembrou mortes por conflitos agrários e entregou o Troféu Mapinguari à Betty Mindlin, homenageada da noite “Precisamos falar de política”, cantou Simone Mazzer ao fim do discurso de abertura

PEDRAS NEGRAS FOI A SEGUNDA COMUNIDADE QUILOMBOLA VISITADA PELA ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZONIA 2013 NO VALE DO GUAPORÉ

O assassinato do líder quilombola paraense Teodoro Lalor de Lima em Belém, no Pará, foi lembrado pela organização do Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia Itinerante. Na abertura da noite de apresentação