TAQUARI RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
No último dia 06 de setembro, a cidade de Rio Branco, no AC, recebeu o Festcineamazonia Itinerante, que leva cinema, circo e música para diversas comunidades na Amazônia. O local escolhido para a apresentação foi o bairro do Taquari, no segundo distrito da capital acreana. A coordenação do evento priorizou o bairro justamente por estar localizado em uma área periférica, de alta vulnerabilidade social, que sofre frequentemente com as alagações do Rio Acre.
“A nossa proposta é chegar em locais que não existam ações sociais e culturais. Levar o cinema, a magia do circo e da música para populações carentes. Recompensador ver a alegria o brilho no olhar de crianças que nunca viram um filme na tela grande” – explicou a produtora do evento Fernanda Kopanakis, ao olhar o animado público de quase 200 pessoas, sobretudo, infantil.
Para a ação no bairro contou-se com o apoio da comunidade que recebeu o evento de braços abertos. O grupo de dança RAC, liderado pelo jovem Jeverson Rodrigues, o Jevex, que desenvolve um trabalho cultural e social com os jovens do lugar, abriu a exibição dos filmes com um número de eletro dance.
Segundo Jevex, o bairro é tão carente de eventos culturais, tão distante das atividades que acontecem com frequência no centro da cidade, que os jovens acabam sendo vítimas fáceis das drogas e do tráfico. Assim, seu grupo é um pequeno farol que tem despertado a juventude para a potencialidade transformadora da arte, no caso, da dança.
“Quando chega um evento cultural por aqui, qualquer boa iniciativa, abraçamos com força. Pois sabemos da importância de boas parcerias e da cultura em nossa comunidade”, concluiu Jevex.
Além das exibições de curtas-metragens nacionais, a edição itinerante do festival conta com as apresentações do músico Rodolfo Minari – que vive no Acre e canta temas da cultura amazônica, misturando elementos do imaginário tradicional, indígena e caboclo – e da palhaça rondoniense Teteia.
Depois de quase 20 dias navegando pelo Vale do Guaporé, em Rondônia, o Festcineamazônia Itinerante iniciou sua segunda etapa na cidade Humaitá, no Amazonas e segue pela estrada do Pacífico até o Peru, na cidade de Iñapari e Ibéria. No trajeto ainda, irá realizar apresentações em Capixaba, AC e na cidade boliviana de Cobija.
O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Lei Rouanet, Ministério da Cultura, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.
Você também pode gostar
PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
No dia 20 de agosto, foi a vez da comunidade rondoniense de Porto Rolim receber o Festcineamazônia Itinerante, que, há quase 20 dias, navega pelo Rio Guaporé, levando circo, música
A NOITE FOI DE FESTA NO TERREIRO
Em 2012, o vídeo ‘Cowboy’ foi uma das grandes surpresas do Festcineamazônia. O roteiro inventivo chamou a atenção para o diretor do curta. Premiado, Tarcísio Lara Puiati se disse encantado
CINEAMAZÔNIA ITINERANTE NA ESTRADA
“Vocês deviam vir mais vezes aqui. Não temos quase nada para dar aos nossos jovens. Deus abençoe vocês”. Ombros arqueados, passos vagarosos, sorriso de poucos dentes, Pencha Tamayo, 68 anos,