TAQUARI RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

TAQUARI RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No último dia 06 de setembro, a cidade de Rio Branco, no AC, recebeu o Festcineamazonia Itinerante, que leva cinema, circo e música para diversas comunidades na Amazônia. O local escolhido para a apresentação foi o bairro do Taquari, no segundo distrito da capital acreana. A coordenação do evento priorizou o bairro justamente por estar localizado em uma área periférica, de alta vulnerabilidade social, que sofre frequentemente com as alagações do Rio Acre.

“A nossa proposta é chegar em locais que não existam ações sociais e culturais. Levar o cinema, a magia do circo e da música para populações carentes. Recompensador ver a alegria o brilho no olhar de crianças que nunca viram um filme na tela grande” – explicou a produtora do evento Fernanda Kopanakis, ao olhar o animado público de quase 200 pessoas, sobretudo, infantil.

Para a ação no bairro contou-se com o apoio da comunidade que recebeu o evento de braços abertos. O grupo de dança RAC, liderado pelo jovem Jeverson Rodrigues, o Jevex, que desenvolve um trabalho cultural e social com os jovens do lugar, abriu a exibição dos filmes com um número de eletro dance.

Segundo Jevex, o bairro é tão carente de eventos culturais, tão distante das atividades que acontecem com frequência no centro da cidade, que os jovens acabam sendo vítimas fáceis das drogas e do tráfico. Assim, seu grupo é um pequeno farol que tem despertado a juventude para a potencialidade transformadora da arte, no caso, da dança.

“Quando chega um evento cultural por aqui, qualquer boa iniciativa, abraçamos com força. Pois sabemos da importância de boas parcerias e da cultura em nossa comunidade”, concluiu Jevex.

Além das exibições de curtas-metragens nacionais, a edição itinerante do festival conta com as apresentações do músico Rodolfo Minari – que vive no Acre e canta temas da cultura amazônica, misturando elementos do imaginário tradicional, indígena e caboclo – e da palhaça rondoniense Teteia.

Depois de quase 20 dias navegando pelo Vale do Guaporé, em Rondônia, o Festcineamazônia Itinerante iniciou sua segunda etapa na cidade Humaitá, no Amazonas e segue pela estrada do Pacífico até o Peru, na cidade de Iñapari e Ibéria. No trajeto ainda, irá realizar apresentações em Capixaba, AC e na cidade boliviana de Cobija.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Lei Rouanet, Ministério da Cultura, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZONIA COMEÇA MAIS UMA ETAPA DA ITINERANCIA 2014, DESTA VEZ HUMAITÁ NO AMAZONAS SERÁ O PONTO DE PARTIDA.
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 200 PESSOAS EM CAPIXABA

Você também pode gostar

EXTREMA

Após 70 quilometros em uma tranquila estrada de asfalto em direção ao Acre, saímos de Vista Alegre e chegamos a Extrema. Localizada ainda mais na extremidade do estado, Extrema vive,

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE TRANSFORMA CINEMA EM SONHOS NO BAIXO RIO MADEIRA

Até onde a imaginação pode levar! A edição itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia levou sonhos, fantasia e esperança às comunidades ribeirinhas dos distritos

A PEDRA NEGRA: SENHOR AMBRÓSIO

Junto com o músico Rodolfo Minari, aproveitamos a tarde na comunidade quilombola de Pedras Negras, no Rio Guaporé, para procurar personagens interessantes e tentar entender um pouco melhor a história