FEST CINEAMAZÔNIA LEVA FESTIVAL ITINERANTE AO PERU

O Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia® realiza com sucesso etapa itinerante 2010, no Peru. O evento realizado o mês de setembro é uma integração cultural através do cinema, como forma de difundir a arte e a cultura nacional, conquistando novos públicos. Durante a viagem foram gravadas cenas de um documentário sobre o projeto, na ótica do jornalista paraense Ismael Machado. As exibições do festival ocorreram em Puerto Maldonado, Cuzco e Ibéria.

Em Puerto Maldonado a primeira exibição aconteceu na praça central, ao ar livre. No dia seguinte foi a vez de levar cinema e vídeo aos moradores da periferia, no assentamento urbano Aguajal. Um público considerável presenciou a mostra irtinerante. O diretor do Instituto Nacional de Cultura em Puerto Maldonado, José Molero, destacou a importância do intercâmbio cultural que vem sendo feito através do cinema entre os países que integram a Amazônia.
O festival também esteve em Cuzco, cidade histórica que abriga turista do mundo inteiro que visitam as ruínas de Machu-Pichu e outros sítios arqueológicos que escondem os segredos e maravilhas da cultura Inca. A exibição aconteceu na tarde do dia 16, no auditório do Instituto Cultural Peruano Norte-Americano (ICPNA) para um público formado basicamente por jovens universitários.
A expectativa do publico foi tão grande que alguns dos presentes chegaram com até uma hora de antecedência. O estudante de Relações Públicas, Pedro Aguro, disse que o Festicineamazônia® “é uma oportunidade única para conhecer um pouco dos filmes brasileiros”. O secretário da direção geral do ICPNA, Lionel Morante, destacou a importância da integração cultural e da necessidade de Cuzco como pólo cultural.
A última cidade com exibição da mostra itinerante 2010 foi Iberia, um distrito do Departamento de Madre de Dios. Apesar de pequena, a cidade tem valor cultural e turístico, com parques naturais e sítios arqueológicos. A presença do Fest Cineamazônia® movimentou a localidade, tendo na exibição um público com de cerca de 300 pessoas.
Por onde passa, a mostra itinerante consegue promover discussões e reflexões sobre a temática ambiental. O tema desta edição é “Arte e Consciência Ambiental pra gente ir mais longe”, um conceito para promover o debate sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O curador do Festicineamazônia®, Jurandir Costa, considera que a cada ano o festival vem ampliando seu público, e estimulando o debate sobre a temática ambiental. A partir deste ano o festival realizado em Porto Velho recebrá filmes de paises integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos vizinhos países Latino-americano.
A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed – Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.
Previous DEPOIS DO PERU A BOLIVIA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2010
Next ATOR LUIZ CARLOS VASCONCELOS PARTICIPA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2011

Você também pode gostar

EXTREMA

Após 70 quilometros em uma tranquila estrada de asfalto em direção ao Acre, saímos de Vista Alegre e chegamos a Extrema. Localizada ainda mais na extremidade do estado, Extrema vive,

How I learned to stop worrying and smell the bluebells

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

Diário de Bordo – JACY PARANÁ

Dia 1 Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 Antes, era a “rua do Amor”. Às margens da BR 364, o terreno de onde foram desalojados bares que agitavam a noite