FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2013 EM ÉVORA – PORTUGAL

Pela quarta vez a Europa recebe o Festcineamazônia, dessa vez como integrante também do Festival de Artes Integradas.  O local escolhido é a cidade de Évora, considerada desde 1986, como patrimônio cultural da humanidade. A exibição será na Praça do Sertório, com entrada livre. A programação inclui filmes brasileiros e portugueses.

Além da exibição de filmes, a programação conta ainda com a poesia de José Luís Peixoto, um dos grandes nomes da literatura contemporânea portuguesa. Traduzido em diversos idiomas, Peixoto recebeu em 2001, o Prêmio Literário José Saramago com o romance ‘Nenhum Olhar,’ incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007. Em 2008, recebeu o Prêmio de Poesia Daniel Faria com o livro ‘Gaveta de Papéis’.
Peixoto dividirá atenções também com o músico António José Bexiga, guitarrista da bandan Uxucalhos,  ele irá tocar Viola Campaniça, a antepassada da viola caipira, em que é um dos grandes especialistas.
Contemplando o circo, o palhaço Oli, criação do ator Rui Ferreira. Especialista em animação circense e teatro de rua, Ferreira é um dos fundadores da Companhia Gazua Teatro de Rua. Domina diversas técnicas de malabares, balonismo, andas, monociclo e fogo.
O Festcineamazônia é o único festival da região norte do Brasil dedicado à questão ambiental. Além do evento anual realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o Festcineamazônia também possui uma etapa itinerante, que percorre capitais amazônicas, Peru, Bolívia, Portugal, Cabo Verde e África Caboverdiana.
Este ano o Festcineamazônia Itinerante incorporou-se ao Festival de Artes Integradas. O projeto percorrerá cinco países e contemplará mais de 20 cidades com cinema, circo e música, mantendo o foco inicial de sempre estar em comunidades que não tem acessos a bens culturais. “Nesses locais a presença do Festcineamazonia Itinerante sempre é aguardada, onde a arte circense, do cinema, é sempre novidade”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.
Uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na produção, desde a parte de comunicação/divulgação, produção local até os trabalhos burocráticos envolvendo governos e instituições culturais de outros países. “A experiência adquirida nos outros anos foi fundamental para que o projeto se solidifique cada vez mais junto as comunidades, aos patrocinadores e poder público”, diz Costa.
A produção local é do FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens, Cineclube da Universidade de Évora, Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, através do cineclubista João Macedo.
O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, Fundação INATEL, Universidade de Évora, Museu de Évora e Câmara Municipal de Évora.
Previous CABO VERDE - ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Next J. BORGES APRESENTA CARTAZ DO FESTCINEAMAZÔNIA 2013

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE COMEÇA COM MUITA ANIMAÇÃO E ALEGRIA EM CUJUBIM GRANDE.

A comunidade de Cujubim Grande fica localizada a 40 km da capital Porto Velho, onde moram aproximadamente 1400 famílias, as margens do Rio Madeira e que tem como fonte de

Savers offered fixes of up to seven years

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 200 PESSOAS EM CAPIXABA

No dia da independência do Brasil foi a vez do município acreano de Capixaba, localizado entre a capital Rio Branco e a cidade de Chico Mendes, Xapuri, receber a itinerancia