FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

O cinema vai chegar aos distritos de Porto Velho! A partir desta segunda-feira (19) o Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante vai levar cinema e video ambiental para as comunidades de 13 distritos da capital de Rondônia. Uma forma gratuita de integração cultural através do cinema aos moradores de localidades distantes e ribeirinhas. Além de filmes e vídeos, o Festcineamazônia leva ainda atrações circenses. A expectativa é que aproximadamente cinco mil pessoas participem das exibições itinerantes.

A caravana do Festcineamazônia, com cinco veículos e 25 profissionais envolvidos, exibirá filmes na comunidade de Rio Pardo (19/11), nos distritos de Jaci Paraná (20/11), Nova Mutum Paraná (21/11), União Bandeirantes (22/11), Abunã (23/11), Fortaleza do Abunã (24/11), Vista Alegre (25/11), Extrema (26/11), Nova Califórnia (27/11), São Carlos (6/12), Nazaré (7/12), Demarcação (8/12) e Calama (9/12).

Neste ano o fotógrafo profissional e documentarista Marcos Santilli, acompanhará o festival itinerante nos distritos.As fotografias de Marcos Santilli tiveram centenas de publicações brasileiras e estrangeiras. Santilli realizou um grande trabalho fotográfico em Rondônia.  O Festcineamazônia, um dos maiores projetos culturais da região Norte, existe há 10 anos em Porto Velho e cinco anos de forma itinerante continuada levando cinema para regiões amazônicas e comunidades da língua portuguesa.

O festival faz parte da Rede de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Créditos das fotos: Avener Prado/Festcineamazônia

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE MUDA ROTINA DE UNIÃO BANDEIRANTES
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE APRESENTA PEÇA CIRCENSE NOS DISTRITOS DE PORTO VELHO

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA EM SAN LORENZO, NA BOLÍVIA

Quase 18 horas de navegação pelo rio Guaporé, depois da apresentação na cidade Guayaramirim – BO, a equipe do Festcineamazônia Itinerante, finalmente, desembarca na comunidade boliviana de San Lorenzo, no

COSTA MARQUES RECEBE O FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE

Remima tem seis anos, Sandriele oito e Elyel dez., Juntas, essas crianças formam o grupo IrmãosTrovão. Remima e Sandriele tocam violão e cantam. Elyela acompanha na sanfona. O repertório passeia

FESTCINEAMAZÔNIA REALIZA OFICINA PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.

Alunos da rede pública de ensino tem a oportunidade de trabalhar um contato mais direto com a produção artística. Durante o Festicineamazônia. Acontece a Oficina Frutos, ministrada pelo artista Geraldo