FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE MUDA ROTINA DE UNIÃO BANDEIRANTES

A chuva ameaçou, mas não tirou o ânimo e nem a vontade dos moradores do distrito de União Bandeirantes, aproximadamente 160 quilômetros de Porto Velho, de assistir as apresentações de cinema e circo do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia Itinerante, nesta quinta-feira (22). O evento mudou a rotina do distrito que tem poucas opções de diversão e se transformou em uma verdadeira festa cultural.

A sala de projeção em uma tenda circense ficou pequena para o público presente que se encantou com a apresentação do espetáculo “Circo De Um Homem Só” onde um palhaço faz sozinho um espetáculo de circo completo.  Foram exibidos filmes de animação, ficção e documentário. Selecionados a partir da mostra competitiva do festival em Porto Velho, realizado no começo de novembro deste ano, e das produções convidadas da programação.

União Bandeirantes tem aproximadamente cerca de 20 mil habitantes entre as áreas urbana e rural. A população é formada por pequenos agricultores e pecuaristas. Boa parte dos hortifrútis consumidos em Porto Velho: banana, macaxeira, café, feijão, leite e outros produtos saem da localidade. O local passa por uma grande transformação com a chegada do asfalto.

Nesta sexta-feira (23) o festival faz apresentação em Abunã. No dia 24 é a vez de Fortaleza do Abunã, depois Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia e os distritos do Baixo rio Madeira. A etapa nos distritos de Porto Velho vai até 9 de dezembro.  O Festcineamazônia Itinerante leva programação gratuita como forma de integração cultural através do cinema. Além de filmes e vídeos, o festival apresenta ainda, show circense “Circo De Um Homem Só”, do ator e diretor João Lima.

O festival faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Previous DEFINIDOS OS JURADOS DO FESTCINEAMAZÔNIA 2015
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

Você também pode gostar

SURPRESA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA

Thiago dos Santos Flores abandonou por alguns momentos o barco Dourado, onde mora com a família. Aos nove anos o que o menino queria era entender o funcionamento da filmadora

Is Brixton London’s next tech hipster hub?

Nam in pharetra nulla. Cras aliquet feugiat sapien a dictum. Sed ullamcorper, erat eu cursus sollicitudin, lorem orci condimentum ante, non tincidunt velit dolor eget lacus. Ut dolor ex, gravida

DIÁRIO DE BORDO – SANTA CRUZ DE LA SIERRA (BOLÍVIA)

O produtor Rogério Danin seguiu de avião para Santa Cruz de La Sierra, uma semana antes do evento. Lá reencontra familiares que facilitam sua produção, agendando entrevistas em canais de