Cineamazônia fecha a primeira etapa da itinerância 2016 com muita alegria em Jacy-Paraná
Nem mesmo a rotina rígida da escola Tiradentes da Polícia Militar, em Jacy-Paraná poderia ser capaz de fazer com que o sorriso transbordasse nos rostos dos adolescentes nesta terça-feira, 24. Pelo contrário: no último dia do Cineamazônia Itinerante o que não faltaram foram gargalhadas durante os curtas-metragens e animações apresentados e, principalmente, durante a apresentação dos palhaços Figurita e Aguahito.
A visita do festival foi vista com alegria pelos alunos e professores. Para Karen Amaral de Oliveira, 12 anos, a apresentação dos palhaços foi o que mais chamou a atenção. “Eles são engraçados e divertidos. É completamente diferente do que vimos por aqui”, diz a menina.
Para a colega, Amanda Taís Dias da Silva, de 13 anos, o Cineamazônia representou um “sopro de alegria” para ela e os colegas de escola. “Nosso colégio está precisando de mais visitas e atividades parecidas, porque a gente sempre merece uma alegria e é muito bom ver coisas novas na escola”, conta.
A professora de língua portuguesa, Carla Aguiar, 37 anos, aproveitou para ressaltar a importância da cultura no papel de desenvolvimento intelectual dos jovens. “Além de tirar a gente da rotina de sala de aula, tem esse lado cultural que faz com que o aluno se sinta motivado a continuar estudando e procurar se envolver com outras artes, como teatro e música”, afirma.
Essa foi a última apresentação desta etapa do Cineamazônia Itinerante 2016. Ao todo foram onze localidades visitadas em 15 dias, levando a arte a alguns dos lugares mais esquecidos da Amazônia, passando por comunidades que nunca tiveram uma sala de cinema e que, por vezes, sequer tinham luz elétrica. Agora a caravana se prepara para a segunda etapa, que será realizada no mês de julho, quando o festival trocará a estrada pelo rio Guaporé.
Cineamazônia Itinerante 2016 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA e FUNCULTURAL.
Você também pode gostar
FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM VISTA ALEGRE DO ABUNÃ
uma satisfação voltar para Vista Alegre, esta é a quarta vez que o festival se apresenta aqui no distrito”, disse a organizadora do festival, Fernanda Kopanakis. A sessão ocorreu na
FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM PORTUGAL
Festival de cinema e vídeo documental da Amazônia abre ciclo de debates em Coimbra, Portugal Das margens do Madeira, para a beira do rio Mondego. O Festcineamazônia itinerante começou sua volta
FORTE PRÍNCIPE RECEBE O FESTICINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Fortaleza foi construida pelos portugueses na margem direira do Rio Guaporé Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros No último dia 13 de agosto, na entrada da ruína do grande