FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE DEPOIS DE NOVE DIAS SUBINDO O RIO GUAPORÉ CHEGA A VERSALLES – BOLÍVIA
A sétima localidade a receber o Festcineamazônia em sua itinerância pelo Vale do Guaporé, Versalles uma comunidade boliviana pertencente ao município de Magdalena – Beni, com construções exclusivamente de madeira com cobertura de palha, localizada na margem esquerda do Rio Guaporé, faz parte da Reserva “Parque Departamental de Itenez”. A via fluvial é a única alternativa de deslocamentos para os seus habitantes, pois a estrada que passa pelo meio da reserva foi abandonada. Eles não querem sua reativação, temendo danos ao meio ambiente, essa consciência ecológica está inscrita na placa que saúda seus visitantes: “BENVENIDOS A VERSALLES DESFRUTE DE NUESTRA NATUREZA Y RESPETE NUESTRO MEDIO”.
A beira do rio é utilizado pelas lavadeiras, que, com suas pranchas de madeira oferecem aos que chegam a Versalles imagens impactantes. O espaço também é utilizado pelos moradores para seus banhos diários, e desta forma transforma-se em um ambiente de agregação comunitário.
Sua economia que tinha como principal atividade a agricultura, agora está se voltando para o Ecoturismo, uma opção que se abre para sua população com a construção de um hotel e com a atividade de guias para os visitantes da reserva. Mas Versalles ainda guarda sua tradição no ofício de construção de embarcações, uma atividade de referência para todo o Vale do Guaporé, empregando cerca de dez por cento de sua mão de obra ativa. Chama a atenção a todos que chegam em Versalles seu estaleiro ao ar livre, localizado sob uma imensa e frondosa árvore, que, segundo Ismael Vasquez Lopez, 51 anos, o mestre carpinteiro do estaleiro de Taruma. Para Ismael, que só foi uma vez ao um cinema, a vinda do FESTCINEAMAZôNIA “é um estímulo à proteção da natureza, não apenas para as crianças mas para os adultos também”.
Lola Salvaterra Cuellar, 48 anos, professora da escola local, resume a passagem do Festcineamazônia Itinerante como “uma mensagem que nos leva a uma reflexão sobre a necessidade de integração latino americana, principalmente com os países que compõem a bacia amazônica”.
Como tem ocorrido em todas as localidades as crianças fazem a festa com a chegada do FESTCINEAMAZôNIA Itinerante, em Versalles não foi diferente. Muito alegres e curiosas ficam sempre por perto das equipes de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que percorrem a localidades registrando as manifestações culturais e o dia a dia da comunidade. O Palhaço XUXU é sua grande atração.
Após a exibição dos filmes o Palhaço XUXU entra em cena e com suas brincadeiras e mensagens em defesa do meio ambiente toma conta de uma plateia atenta.
O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.
Você também pode gostar
Poesia pisando no real
Realizadores discutem poesia no Cineamazônia Atitude. Generosidade. Fim da intolerância racial. Além da poesia, cada vez mais necessária, são de coisas assim que o mundo precisa. Foi o que defenderam
Cineamazônia Itinerante chega a Vila de Assuanopólis (AM)
Como programado junto as atividades da Itinerância do Cineamazônia, no Estado do Amazonas, que primeiramente ocorreu na cidade de Humaitá, a Vila de Assuanopólis recebe a caravana do cinema no
NOVA CALIFÓRNIA RECEBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Na noite desta segunda-feira, 6/12, centenas de moradores de Nova Califórnia ingressaram no mundo mágico do cinema e do circo. O afluxo de crianças, jovens e adultos à lona montada