FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ-MIRIM

FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ-MIRIM

Uma verdadeira multidão veio assistir as exibições de filmes e a apresentação do Palhaço XUXU na Praça dos Pioneiros, centro de Guajará Mirim – BR, na noite de 22/06. Crianças, jovens e adultos da cidade e de outras localidades da região lotaram a praça. Pouco antes de começar as exibições foram chegando as diversas caravanas de estudantes e professores,  em ônibus lotados vindas de distritos distantes e outras das escolas mais próximas  caminhando pelas ruas da cidade.

 

Com a presença do secretário de cultura e turismo de Guajará Mirim, Sr, Diego Orsini, do professor Charleston da Escola Maria Celeste, e os coordenadores do festival Fernanda  Kopanakis e Jurandir Costa, foi iniciada a quinta exibição do Festcineamazônia na cidade.

Para o secretário Diego Orsini, esta ação cultural promovida pelo festival, tem um grande alcance social, uma vez que atinge uma população  que por razões geográficas, não  teriam acesso às essas manifestações.  O professor Charleston registra que a escola viveu os últimos dias “por conta da exibição do Festcineamazonia”. Para Fernanda Kopanakis, salientou que no momento que se realiza a RIO + 20, o festival trás para as praças de comunidades distantes, como Guajará Mirim, as mensagens de humanização do planeta. Jurandir Costa mostrou a abrangência do festival que percorre vários países da América Latina, Portugal e áfrica.

Três filmes foram exibidos nesta noite, a animação “O Mapinguari” de Marcos Magalhães e Guy Charnaux”, “A Ferrovia do Diabo” do diretor dinamarquês Simon Plunn, produzido no Brasil or Bill Fogtman  e o outro foi “ The Boléia” do cineasta português Ricardo Almeida que  falou de seu filme. Ricardo Almeida  está fazendo um documentário da itinerancia pelo Vale do Guaporé. O filme de Bill Fotman preenche às comemorações pelo centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, celebrado este ano.

O circo se fez presente com a apresentação do Palhaço XUXU, que empolgou a criançada e levou aos mais velhos suas mensagens de amor a vida, personagem vivido pelo consagrado ator Luiz Carlos Vasconcelos.

Foto: Avener Prado / FESTCINEAMAZONIA

Foto: Avener Prado / FESTCINEAMAZONIA

O Festcineamazônia Itinerante segue hoje (23/06) para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.

 

Por Zola Xavier

Você também pode gostar

Israelitas consagram Cineamazônia em Mategua

TEXTO: ISMAEL MACHADO FOTOS: ZECA RIBEIRO EDIÇÃO: LUI MACHADO  A maior concentração de botos em toda itinerância do rio Guaporé. O comentário era repetido por quase todos os integrantes do

Cineamazônia Itinerante 2016 estreia no Bras...

Depois de passar por Peru e Bolívia, chegou a vez do Cineamazônia Itinerante 2016 fazer sua primeira apresentação em solo brasileiro. O local escolhido fora Capixaba, município acreano que faz

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE TRANSFORMA CINEM...

Até onde a imaginação pode levar! A edição itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia levou sonhos, fantasia e esperança às comunidades ribeirinhas dos distritos

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!